O Instituto Piauí e Gestão emitiu nota de esclarecimento respeito da Operação Tertium, deflagrada na manhã desta terça-feira (22) pela Polícia Civil. Doze mandados de busca e apreensão foram cumpridos e os alvos principais foram organizações privadas que, segundo a polícia, receberam recursos públicos da PMT.
Em nota, o Instituto esclareceu que todos os termos de parceria firmados com a Prefeitura de Teresina, foram executados e prestados contas, “tendo inclusive todas as contas aprovadas pela Controladoria Geral do Município de Teresina, sem ressalva”.
Veja abaixo a nota na íntegra:
Tendo em vista a operação denominada TERTIUM da polícia civil do Piauí realizada hoje 22/12/2020 o qual teve busca e apreensão de documentos. Esclarece que todos os termos de parceria firmados com a Prefeitura de Teresina, foram executados e prestados contas, tendo inclusive todas as contas aprovadas pela Controladoria Geral do Município de Teresina sem ressalva, sendo a divulgação da forma exposta na mídia macula a imagem deste Instituto que sempre presou pela boa e efetiva aplicação dos recursos públicos, o que repudiamos veementemente este tipo de divulgação.
Por outro lado, este INSTITUTO, defende o devido processo legal, ampla defesa e contraditório conforme preceitua o Artigo 5º, Inciso LV e LIV Constituição Federal do Brasil, sendo que neste momento busca-se acesso ao processo para apresentação dos devidos esclarecimentos e restabelecimento da verdade. Solicitamos que esta nota seja dada o mesmo destaque da matéria original. Na certeza da compreensão de vossa senhoria, colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.