O Parque Zoobotânico reabriu na última sexta-feira (11) ao público depois de passar um ano e dois meses fechado em razão de reforma e da pandemia da covid-19. Nas redes sociais, o local vem sendo alvo de críticas por parte de visitantes, principalmente sobre as ‘reformas’ que foram anunciadas pelo governo.

A reportagem foi até o parque nesta segunda-feira (14) e conversou com famílias que passeavam pelo zoológico. Logo na via principal do Zoobotânico, foi
encontrado muito lixo, o que incomodava as pessoas que passavam pelo local, além do odor e quantidade de abelhas

A estudante Maria Clara Nunes relatou à reportagem que antes da pandemia tinha o hábito de visitar o parque a cada três semana. Ela citou que não notou diferença para antes e depois do período de suspensão das visitas no local.

“Tudo muito sujo. Eu vim antes de fechar e antes estava do mesmo jeito. Eu venho mais por conta do meu filho, mas aqui é uma tristeza. Era pra ser mais arrumado”, disse.

Na área dos felinos, a leoa, puma e a onça apareciam cabisbaixos. Situação não passou despercebida por visitantes que andavam no local. Uma família que não quis ser identificada disse estar se sentindo frustrada com as condições do zoológico.
“Se eu fosse o governador, eu teria vergonha de reabrir esse local. Parece que os animais estão com fomes, muito magros, a gente consegue ver as costelas. Passamos agora pouco e a leoa estava chorando, sem força”, disseram.

Shirlene da Silva e Luciano Bruno, que tiraram a tarde para visitar o Zoobotânico, também demonstraram insatisfação durante o passeio. O casal relatou que viu muita sujeira nos banheiros, lixo no entorno das jaulas, animais desanimados e falta de zelo no geral.
“Na área dos jabutis a gente não viu nenhum alimento. Muita sujeita em vários locais. Bate um desânimo visitar o local, a gente esperava mais”, explicou Shirlene.
“Aqui parece abandonado, uma situação precária. Fui em quase todos os locais e só vi tristeza”, finalizou Luciano.
Governo cita revitalização ao anunciar reabertura
do parque
Na última sexta (11), em nota encaminhada à imprensa, o Governo do Piauí informou que o Zoobotânico passou por um processo de revitalização para melhorar o atendimento ao público. “Foram restauradas todas as estruturas da ilha dos macacos, reformados os banheiros públicos e reabertas as trilhas de caminhadas”, disse.
Ainda segundo o governo, o fornecimento de água, energia e a conexão da internet foram fortalecidos por meio da parceria com a Piauí Conectado. As barraquinhas que vendem água e lanches no interior do Parque foram vistoriadas e funcionarão de acordo com as recomendações da vigilância sanitária.
(SEMAR) em relação a um posicionamento acerca das críticas de visitantes no
Zoobotânico, mas até o fechamento desta matéria não obteve resposta.
MP recomenda suspensão do processo de licitação
para PPP do Zoobotânico
O Ministério Público do Piauí (MPPI) expediu uma recomendação para a suspensão do processo de licitação referente a Parceria Público Privada (PPP) do Parque Estadual do Zoobotânico, localizado em Teresina.
Durante o acompanhamento do processo licitatório da PPP, os promotores de justiça apontaram várias deficiências no edital do procedimento, entre elas, a ausência de inventário arbóreo, plano de aplicação do valor arrecadado do parque e a falta de referência à criação de Bioparque.
Além disso, foi destacado a ausência de menção ao cumprimento das exigências técnico legais para Unidade de Conservação e inexistência de critério técnico para seleção da empresa. Como também, falta de plano para manejo com os animais do local.
FONTE: PORTALAZ
(Foto: Vitória Pilar / Portal AZ)