Um idoso de 86 anos morreu no chão da Unidade de Pronto Atendimento do Promorar, na zona Sul de Teresina, na noite desta quinta-feira (18). O nome do paciente não foi divulgado.
Em nota encaminhada à imprensa, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que o idoso estava em quadro grave de parada cardiorrespiratória e chegou nos braços de um familiar, que o colocou ao chão em razão da falta de leitos.
“Foi recebido por uma equipe de plantão, que iniciou imediatamente o processo de reanimação enquanto era providenciada uma maca, pois todos os leitos da sala estavam ocupados inclusive leitos extras”, disse o órgão.
A FMS explicou que a situação na qual se encontrava o paciente exigia atendimento rápido e, portanto, a equipe não teria como interromper o processo de ressuscitação cardíaca que já estava sendo feito ao chão. “Foram usados todos os recursos possíveis para reanimação do paciente, no entanto ele já chegou à unidade em estado muito grave e veio a óbito”, finalizou.
Veja a nota na íntegra:
A Upa do Promorar informa que o paciente em questão foi trazido para a sala vermelha nos braços por um familiar já em estado grave de parada cardiorespiratória, e foi recebido por uma equipe de plantão que iniciou imediatamente o processo de reanimação enquanto era providenciada uma maca, pois todos os leitos da sala estavam ocupados inclusive leitos extras. Devido à gravidade da situação não era possível interromper o processo de ressuscitação cardíaca para mudá-lo de local. Foram usados todos os recursos possíveis para reanimação do paciente, no entanto ele já chegou à unidade em estado muito grave e veio a óbito.