O prefeito de Pedro II, Alvimar Oliveira (Progressistas), de 65 anos, morreu na manhã deste sábado (21) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular de Teresina. Alvimar estava internado com diagnóstico de choque-séptico (infecção generalizada). A informação foi confirmada pela Assessoria de Comunicação da prefeitura.
Ele deu entrada no hospital na sexta-feira (13) e no dia seguinte o seu quadro se agravou. Após oito dias internado, ele não resistiu.
Chefe do executivo por quatro mandatos na cidade, ele era casado com Eleonora Maria Alves Costa Andrade e deixa quatro filhos: Alvimar Oliveira de Andrade Junior, David Salomão Costa de Andrade, Luana Stela Brandão de Andrade e Inácia Raquel Martins de Andrade.
Nas redes sociais, a prefeitura divulgou nota lamentando a morte do prefeito. “Com grande tristeza nos despedimos do Guerreiro, o prefeito Alvimar Martins, que trabalhou incansavelmente pelo desenvolvimento de Pedro II e amava essa terra como ninguém!”, escreveu a assessoria.
Infecção generalizada
De acordo com o boletim médico emitido na quinta-feira (19), o último divulgado pela assessoria de comunicação da prefeitura, Alvimar Oliveira foi diagnosticado com choque séptico (infecção generalizada) e encontrava-se intubado e em ventilação mecânica.
Ainda não há informações sobre o que levou o gestor ao quadro de infecção.
Em 2021, o prefeito chegou a ser afastar quatro vezes do carto para tratamento médico. No primeiro afastamento, Alvimar fez uma cirurgia na coluna.
A vice-prefeita, Betinha Brandão, já estava no cargo devido à necessidade de afastamento do gestor anunciada no dia 13 de maio.
Ainda não foram divulgadas informações sobre velório e nem sobre o sepultamento.
Quem era Alvimar Martins
Filho de Antonino Martins de Andrade e Inácia Maria de Oliveira, cursou escola primária no Grupo Escolar Marechal Pires Ferreira e o curso ginásio na Escola Professor Filipino Orsano. Cursou até o segundo ano Licenciatura Plena em Agropecuária pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Em 1987 resolveu seguir a profissão de seu pai, como comerciante, até ingressar na carreira política partidária, onde presidiu diversas agremiações políticas.
Dos anos de 1992 a 1996 exerceu o cargo de Secretário de Finanças na Prefeitura Municipal de Pedro II, na gestão de seu irmão, o ex-prefeito João Eudes Martins.
Durante dois mandatos, de 2005 a 2008 e de 2009 a 2012, foi prefeito de Pedro II. Em 2016 foi novamente eleito prefeito, sendo reeleito em 2020.
Com informações do G1 Piauí e Cidadeverde.com