às 11:23
O Setut anunciou o colapso do sistema e que a passagem de ônibus urbano deveria ser R$7,00 e atualmente é R$4,00. O sistema não teria como se manter a partir do próximo mês com o preço atual da passagem. O sistema de ônibus hoje está trabalhando apenas com 55% da frota, que já foi de 420 ônibus e agora são somente 220 e 66 desses ônibus correm o risco de serem apreendidos por falta de pagamento.
Estima-se que eram 5 milhões de usuários de transporte público, número que reduziu para menos de 2,5 milhões por mês após a pandemia. O anúncio do Setut é de colapso do sistema a partir do próximo mês e o problema seria a falta de verba. O coordenador técnico do Setut, Vinícios Rufino, frisou que faltam subsídios para o sistema de transporte e para que funcionasse precisaria ocorrer uma reavaliação da tarifa técnica e da tarifa do usuário.
Desde o mês de abril, a prefeitura de Teresina repassa 800 mil por mês para esse sistema, mas ainda não houve regularização ou normalização e não há subsídios do governo nem para óleo diesel, pneus ou pagamento de IPVA. Enquanto isso ocorrer, os usuários teriam como opção o deslocamento por outro tipo de transporte, nem que fosse clandestino.