O governador do Piauí, Rafael Fonteles, inaugurou na quinta-feira (18), a tão esperada Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Regional de Campo Maior (HRCM). Com 10 leitos, a unidade amplia a oferta de atendimento da unidade de saúde e beneficia cerca de 180 mil habitantes da região dos carnaubais.
Rafael Fonteles disse que a obra faz parte do compromisso de descentralizar o atendimento de média e alta complexidades, geralmente voltados a Teresina.
O maior desafio é levar este segmento para o interior do estado. Campo Maior já tinha um hospital com alguns serviços, mas a chegada da UTI completa, com dez leitos, equipamentos modernos, é um novo salto de qualidade para toda a região – comentou o governador.
O novo espaço possui 366m² com sistema de proteção contra descargas atmosféricas, equipamentos de proteção a incêndio e pânico, abrigo e colocação de instalações de gases medicinais, luminárias de emergência, pontos de lógica para cada leito da UTl e uma subestação de 300 KVA.
“Há 5 anos, quando vim trabalhar neste hospital, quando havia necessidade de um ventilador mecânico e de um suporte maior teria que enviar o paciente para Teresina e com essa UTI vamos conseguir resolver essas questões aqui na cidade”, destacou o médico intensivista e um dos coordenadores da UTI, Erik Gomes.
O governador adiantou ainda novos investimentos previstos no HRCM, como uma central de exames, colocando a disposição da população raio-x, ultrassom, tomografia, mamografia e exames laboratoriais.
Com informações: Ccom