A equipe de extensionistas da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) ministrou, de 21 a 23 de setembro, o curso Aproveitamento do Pedúnculo do Caju na Comunidade Santa Ana, município de Capitão de Campos, e também na Comunidade Linha, em Cocal de Telha. O treinamento faz parte de ações do Programa Piauí + Ater e do Mais Agroindústria Comunitária. Ao todo, 20 famílias foram assistidas na comunidade Santana e mais 15, na comunidade Linha.
A Comunidade Santa Ana, no município de Capitão de Campos já é atendida pela equipe da Sada com o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) há 3 anos. Para o desenvolvimento dessas ações, a Secretaria, juntamente com alguns parceiros – como as prefeituras de Capitão de Campos e de Cocal de Telha, a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e o Banco Mundial – já realizou na comunidade, por meio do PROGERE II, a implantação de uma agroindústria comunitária e aquisição de equipamentos, implantação de área com 5 hectares de caju anão precoce e assistência técnica.
O projeto Piauí + Ater se propõe a dobrar o número de estabelecimentos que são atendidos com assistência técnica. “Nosso objetivo com o Programa Piauí + Ater é que 19.728 Unidades Familiares de Produção Agropecuária (UFPAs) recebam serviço de assistência técnica e extensão rural. A meta do programa é atender 60 mil agricultores familiares. Queremos chegar nos 224 municípios com esse serviço”, afirmou Fábio Abreu, secretário da Sada.
Blog das Cidades