O médico e pré candidato a prefeito, Dr. Alexandre Mendonça (PSB), fez uma grave denúncia, no último sábado (05), quando concedia uma entrevista na Rádio Vale do Piauí FM. Segundo o pré-candidato, o Instituto Idealize registrou uma pesquisa no dia 02 de setembro, na qual informou que seria feita (coleta de dados) nos dias 03 e 04 de setembro.
Alexandre Mendonça afirmou ainda que nesses dias a pesquisa não esteve em São João do Piauí para a coleta de dados entre o eleitorado do município.
A pesquisa do Idealize, que será divulgada terça feira (08), já é a segunda pesquisa com suspeita de fraude no município, nestas eleições. A primeira foi uma realizada pelo Instituto Estimativa.
A pesquisa realizada pelo Estimativa foi alvo de ação judicial pelo Partido Liberal(PL), que ingressou com um pedido para obter a pesquisa na íntegra. A ação foi deferida pelo Juiz Eleitoral da 20ª Zona Eleitoral, em 28 de agosto.
Ainda de acordo com ação sobre o pedido de verificação dos dados da pesquisa, o Juiz Eleitoral concedeu prazo de 48 horas para o Instituto Estimativa apresentar os questionários, mas até a presente data não apresentou os questionários solicitados pelo Juiz.
Portal Mandacaru