O governador Rafael Fonteles conheceu exemplos de aplicação de hidrogênio em residências e veículos, no Centro de Operações da ATCO, em Jandakot, na Austrália Ocidental (WA), nesta segunda-feira (18/03).
A ATCO Austrália é uma empresa versátil provedora de soluções integradas nas áreas de energia, habitação, transporte e infraestrutura. Globalmente, a ATCO opera em mais de 100 países, fornecendo gás natural e eletricidade no Canadá, fabricando instalações de alojamento para a força de trabalho para a indústria mineradora no Chile, desenvolvendo usinas de energia a gás natural altamente eficiente na Austrália entre outras iniciativas.
Durante visita ao Centro de Operações da ATCO, o governador e comitiva conheceram as instalações e inspecionaram os vários elementos da geração solar, geração de hidrogênio e os usos do H2, incluindo a mistura com gás natural, abastecimento de veículos, geração elétrica com células de combustível e residências com eletrodomésticos 100% a hidrogênio.
Em suas redes sociais, o governador elogiou o trabalho desenvolvido pela ATCO. “É inspirador ver que o hidrogênio já está em uso e que poderá mudar o mundo a partir dessa energia limpa. Saímos daqui com a convicção ainda maior de que a nova era do hidrogênio está chegando”, afirmou Rafael Fonteles.
Reunião com a Câmara de Comércio Austrália – Brasil (ABCC)
Antes de visitar o Centro de Operações da ATCO, o governador Rafael Fonteles apresentou os projetos e as potencialidades do Piauí a dois representantes da ABCC: o presidente Rob Grant e o diretor Simon Tarmo, ambos empresários do setor privado nas áreas de energias renováveis, mineração e agro.
A Australia – Brazil Chamber of Commerce tem representantes em quase todos os estados australianos e oferece extensa rede de conexões na Austrália e no Brasil, abrangendo setores privados e governamentais. A ABCC tem como objetivos promover o comércio bilateral e aumentar a conscientização sobre oportunidades no relacionamento comercial Austrália-Brasil.
“Aumentamos o intercâmbio de informações entre as economias do Piauí e da Austrália. Demos mais um importante passo em busca de cooperação e atração de investimentos para o estado, especialmente nas áreas de energia verde, mineração, agricultura e inovações”, disse o governador em suas redes sociais.
Fonte: Governo do Estado do Piauí