O ensino da matemática na educação básica está passando por um processo de mudança com as novas propostas de aula a serem implementadas na rede estadual de ensino do Piauí. Com o intuito de fortalecer as ações de formação continuada com os professores, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Fundação Lemann, concluiu o Programa de Formação em Didática Específica de Matemática (Demat) ministrado pelo Instituto Mathema. Essa é uma das ações formativas oferecidas pelo Programa Formar.
Os 47 professores concludentes foram selecionados pelas Gerências Regionais de Educação (GREs) e o programa teve como meta realizar a qualificação de uma equipe de formadores referência para o ensino de matemática. Além de Teresina, o curso também foi realizado em Bom Jesus e Picos, com apoio do Núcleo de Acompanhamento Pedagógico e os técnicos de ensino das Gerências Regionais.
A formação teve início em outubro de 2018 e teve uma carga horária de 310 horas no formato híbrido, mesclando formação presencial e a distância. No período de distanciamento social em virtude da pandemia, as atividades tiveram continuidade em formato remoto síncrono e assíncrono entre 12 módulos de estudo e prática.
Na Unidade Escolar Coelho Rodrigues, localizada na cidade de Picos, a professora Tatiana Duarte busca modificar nos alunos a ideia de que matemática é uma disciplina difícil. Com a formação, ela já trabalha os projetos associando a aplicação da matemática a outras ciências.
“A cada módulo, tivemos ótimas propostas de trabalhos, com jogos e dinâmicas que contribuem para enriquecer as aulas de matemática, proporcionando aos alunos uma forma significativa e diferente de aprender. Com a formação, pude aprender métodos que antes eu não conhecia e que são válidos para o ensino da disciplina e inspirada pela formação produzi dois projetos que envolviam matemática e saúde, por exemplo, relacionando os conhecimentos matemáticos e situações na área da medicina”, disse Tatiana.
Atuando na rede estadual há 13 anos, a professora Cintia Soares Januário de Souza ressalta como a formação apontou novos olhares para o ensino da matemática na educação básica.
“Estamos passando por um processo de mudança, que é a valorização do raciocínio e da compreensão em detrimento a fórmulas e memorização, respectivamente. O Mathema/Formar fez essa ponte entre o que tínhamos e o que pretendíamos para fomentar grandes resultados por meio de metodologias simples, viáveis e eficientes. Isto de maneira instigante, lúdica e prazerosa como, por exemplo, a utilização dos jogos, que permita ao aluno desenvolver estratégias, conhecer e respeitar regras, desenvolver as habilidades matemáticas e incorporando o conceito de civilidade”, pontuou a docente.
Serviço:
A solenidade de formatura dos participantes do programa será realizada nesta quinta-feira (18), às 18h, em cerimônia virtual. Link de acesso: https://meet.google.com/gtb-qfZj-sqr?authuser:o