O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, empossou na manhã desta quinta-feira (15), os novos membros do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCAT/Teresina para o Biênio 2024/2026. A solenidade aconteceu no Salão Nobre do Palácio da Cidade.
A cerimônia deu posse aos 32 membros, sendo 16 representantes do Poder Público e 16 representantes da Sociedade Civil que terão papel de fiscalizar as ações municipais voltadas para a criança e para o adolescente.
Posse dos conselheiros do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fotos: Dantercio Cardoso/SEMCOM).
O prefeito parabenizou os conselheiros pela posse de seus cargos. “Temos plena convicção que o cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes do município estão em boas mãos. Podem contar com o apoio da nossa Administração. Estamos totalmente comprometidos com o futuro de nossas crianças e garantir seus direitos e combater qualquer tipo de violência é um grande desafio de todos nós. Agradecemos também aos conselheiros que executaram o trabalho até agora”, afirmou.
“Agradeço o empenho de todos nessa importante parceria que permite planejarmos e aplicarmos ações que permitam um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes” enfatizou o prefeito.
Para a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, representando o CRIA, Francimélia Nogueira, a união de todas as esferas é fundamental para a realização de um bom trabalho. “Hoje estou presidente do CRIA, sei o desafio que isso representa. São treze instituições inscritas neste Conselho e são milhares de crianças e adolescentes que carecem de políticas públicas, governamentais, sérias, e de muitas outras que se somam nessa garantia de direito. São várias ações que essas instituições realizam com trabalhos em Teresina a fora. Hoje a gente tem, pelo que eu sei, cerca de 46 instituições inscritas no Conselho. A nossa ideia é trazer mais instituições para dentro do Conselho e assim fortalecer mais ainda nossas ações”, destacou a presidente.
O coordenador Especial de Direitos Humanos, André Santos, desejou um bom trabalho aos novos conselheiros. “Hoje a gente dá posse aos novos conselheiros de Direito, são esses membros que vão passar esses dois anos cuidando do futuro da nossa cidade, que são as nossas crianças. Todas as leis, todas as questões que são voltadas para criança e adolescente passam fundamentalmente pelo Conselho de Direito, que é o Conselho da Criança Adolescente. Desejo um bom empenho aos conselheiros” destacou André Santos.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente deve contribuir para o cumprimento da política de atendimento dos direitos da infância e da juventude, o acompanhamento das estruturas governamentais e não governamentais que atuam na área, além da gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.