terça-feira, julho 8, 2025
InícioNotíciasSemana Nacional do Trânsito tem blitz educativa na zona Leste de Teresina

Semana Nacional do Trânsito tem blitz educativa na zona Leste de Teresina

Assim como as demais capitais brasileiras, Teresina participou na manhã desta quarta-feira (18) da abertura da Semana Nacional do Trânsito. Em frente à sede da Superintendência da PRF no Piauí, na Avenida João XXIII, órgãos e entidades responsáveis pelas ruas e estradas do estado intensificaram as ações de educação e fiscalização. A ação deve ser multiplicada nos demais municípios do Piauí.

ENTENDA O QUE ACONTECE

O evento marca o início de uma mobilização nacional que intensifica compromisso coletivo com a segurança viária e a cultura de paz no trânsito. A Semana, que vai de 18 a 25 de setembro, será marcada por ações em todo o Brasil, organizadas por órgãos governamentais e entidades do setor, sob a coordenação da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), do Ministério dos Transportes.

Durante a ação em Teresina, o inspetor Alexsandro Lima, da PRF, participou da blitz educativa e parou alguns condutores de veículos para certificação de documentação e também para compartilhar dicas sobre segurança.

“A Polícia Rodoviária Federal, juntamente com órgãos que compõem o Programa de Vida no Trânsito e vários outros órgãos, está imbuída durante essa semana em atividades educativas voltadas a conscientizar a nossa sociedade para um trânsito mais seguro. Esse é o objetivo principal. A PRF vai realizar, durante todo esse período, comandos educativos, ações educativas, palestras nas empresas e nas instituições de ensino, como forma de abranger cada vez mais a sociedade e conscientizar para um trânsito mais seguro”, afirmou.

EDUCAÇÃO DURANTE TODO O ANO

A gerente de Operações e Fiscalização de Trânsito da Strans, Carla Sales, também marcou presença na atividade educativa desta manhã. Ela destacou que, durante todo o ano, a STRANS realiza palestras em escolas e empresas para dar orientações que podem salvar vidas.

Carla Sales, da Strans (Foto: Raíssa Morais)

Carla Sales, da Strans 

“Os condutores de veículos devem utilizar, tanto o condutor quanto os passageiros, o cinto de segurança e evitar o uso de celular, respeitando sempre o limite de velocidade da via. Infelizmente, ainda flagramos muita gente sem capacete, sem o cinto de segurança, utilizando o celular e desrespeitando a velocidade permitida. Por isso, ações como essas são tão necessárias para todos nós”, disse Carla.

José Antônio Martins de Sousa, comerciante, foi um dos cidadãos abordados pela PRF e pela Strans. Aos agentes, ele apresentou a documentação do veículo, a carteira de habilitação e fez questão de mostrar que o capacete estava bem afivelado. “Andar de motocicleta exige muito cuidado, e até agora eu nunca sofri nenhum acidente. Nem sempre temos essa sorte, mas é preciso andar devagar, usar capacete e evitar manobras arriscadas e pensar no próximo”, contou.

spot_img
Mais Notícias
Matérias relacionadas