O Prefeito de Teresina, Silvio Mendes, esteve presente na posse da nova Diretoria que comandará a Associação Piauiense de Municípios (APPM) no biênio 2025-2026. O evento aconteceu nesta terça-feira (04), na sede da instituição municipalista.
“Quando o Congresso Nacional decidiu descentralizar a gestão da saúde, educação e assistência social, eles esqueceram de dizer como ela seria feita. Seja no financiamento, seja nos quadros profissionais. Os municípios, em todo o Brasil, demonstrando competência, conseguiram reduzir e colocar em patamares menores todos os indicadores sociais. E nós continuamos subfinanciados, com a concentração de renda no Planalto e a aflição batendo à nossa porta, muitas vezes sem como dar uma resposta”, destacou o Silvio Mendes.
O prefeito também ressaltou o retorno da Prefeitura de Teresina à Associação.
“É preciso reconhecer as dificuldades, mas é preciso enfrentar, sempre com fé e esperança. O município de Teresina voltou para a APPM, para que possamos encontrar soluções para os problemas”, afirmou.
Silvio Mendes destacou ainda durante a cerimônia que a saúde é a área mais complicada da capital neste momento.
“Teresina enfrenta uma situação de calamidade pública. A nossa maior dificuldade é o segmento financeiro, gravíssimo, mas vamos resolver. Outro problema que temos é o HUT, que apresenta um déficit mensal de 20 milhões, o que compromete o orçamento inteiro, mas continua atendendo o Piauí. A cidade não merece incompetência, não merece que o necessário não seja feito. Não existe problema que não tenha solução”, detalhou.
A cerimônia contou com a presença de prefeitos piauienses, deputados estaduais, federais, senadores, secretários de Estado, representantes de entidades, entre outros.
O prefeito do município de São José do Piauí, Admaelton Bezerra, foi eleito, no dia 17 de janeiro, para ser o novo presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), após consenso entre os prefeitos que pretendiam concorrer à presidência da instituição.
O objetivo do grupo de gestores é atuar na defesa dos interesses dos municípios, buscando mais recursos e políticas públicas que atendam às demandas dos entes locais.
O prefeito Silvio Mendes ainda desejou uma boa gestão e sabedoria ao presidente recém-empossado, nos desafios da Associação e na defesa dos interesses das cidades piauienses.