Uma série de ministros marcou presença na cerimônia de posse do novo presidente do Consórcio Nordeste, o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT). O evento ocorreu no auditório do Banco do Brasil, em Brasília, e contou com a presença dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social), Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais), Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), Sílvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovações) e Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência da República).
Parceria para transformação ecológica
Durante a solenidade, foi firmado um Memorando de Entendimento entre o Consórcio Nordeste e o Ministério da Fazenda, visando fortalecer a agenda de transformação ecológica e consolidar a região como referência nacional em investimentos sustentáveis. Fonteles enfatizou que deseja ver o Nordeste no protagonismo nacional.
Gestão com foco no desenvolvimento regional
O novo presidente do Consórcio Nordeste assume com a missão de fortalecer o papel da região no desenvolvimento do país. Seu objetivo é combater desigualdades históricas por meio da inovação, sustentabilidade e inclusão social. Em seu discurso após a posse, destacou a importância das ações para o Nordeste e ressaltou que o Consórcio deve se articular com outros consórcios estaduais na defesa de pautas essenciais, como a questão dos precatórios, que não foram endereçados aos estados, apenas aos municípios.
“O Consórcio tem esse papel de defesa dos interesses do Nordeste e de compartilhamento de práticas entre os estados e os ministérios do Governo Federal”, afirmou Fonteles.
Assembleia Geral define prioridades para 2025
Ainda nesta quarta-feira, 5 de fevereiro, ocorreu a Assembleia Geral de Governadores e Governadoras do Nordeste. Entre os temas discutidos, destacam-se a reestruturação de subsecretarias e câmaras temáticas, a definição de prioridades para 2025, a agenda internacional da entidade e a apresentação de dados sobre financiamentos públicos federais na região.
Perfil do novo presidente
Rafael Fonteles iniciou sua trajetória política como Secretário da Fazenda do Piauí (2015-2022), onde coordenou o programa de investimentos Pró-Piauí, focado no desenvolvimento social e econômico do estado.
Em 2022, foi eleito governador do Piauí com a maior votação da história do estado. Sua administração é marcada pela expansão do Pró-Piauí, pelo fortalecimento de setores estratégicos como educação, saúde, infraestrutura e agricultura familiar, e pela atração de investimentos privados.
Aos 39 anos, Rafael é bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e mestre em Economia Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Na juventude, destacou-se em Olimpíadas Internacionais de Química, Física e Matemática.
Seu mandato à frente do Consórcio Nordeste começou em 1º de janeiro e seguirá até 31 de dezembro de 2025.