segunda-feira, julho 7, 2025
InícioMancheteGovernador Rafael Fonteles discute transição da Sasc e cobra soluções para crise...

Governador Rafael Fonteles discute transição da Sasc e cobra soluções para crise na assistência social

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), se reuniu na manhã desta segunda-feira (23) com a atual secretária da Sasc (Secretaria de Assistência Social e Cidadania), Regina Sousa, e com o ex-deputado estadual João de Deus, que assumirá o comando da pasta no dia 1º de julho. A reunião aconteceu a portas fechadas no Palácio de Karnak e marcou o início do processo de transição na gestão da secretaria.

Durante o encontro, Rafael Fonteles cobrou soluções urgentes para a crise na assistência aos imigrantes venezuelanos e aos adolescentes em conflito com a lei. Ele também admitiu a possibilidade de realização de um novo concurso público para suprir a carência de profissionais na área social.

João de Deus, que será empossado na próxima segunda-feira (1º), adiantou que o levantamento das necessidades da pasta já foi feito pela atual secretária e será apresentado ao governador. “Ficamos de apresentar um quadro de necessidades para a realização de um novo concurso. Sabemos que não será possível atender a todas as demandas, mas o objetivo é contemplar as áreas mais urgentes, como psicólogos, assistentes sociais e educadores sociais”, explicou.

Na ocasião, Regina Sousa reforçou a necessidade de pessoal especializado para atuar nas unidades de acolhimento 24 horas, principalmente nas casas de apoio espalhadas pelo estado. A Sasc possui cerca de 35 gerências, 17 casas de apoio no Piauí e seis superintendências, o que torna o processo de transição complexo e desafiador.

Ainda nesta segunda-feira, João de Deus e Regina Sousa darão início às reuniões técnicas de transição. O futuro secretário afirmou que a recomendação do governador é que ele se aproprie de todas as informações e siga o planejamento já elaborado pela atual gestão. “Vamos sentar hoje à tarde para estudar tudo o que foi feito e o que precisa ser aprimorado”, disse.

Na semana passada, Rafael Fonteles anunciou oficialmente a saída de Regina Sousa da Sasc. A ex-governadora ficará no cargo até o dia 30 de junho. Ela solicitou que a secretaria continue sob comando do Partido dos Trabalhadores e pediu que o novo gestor mantenha o foco nas populações mais vulneráveis.

spot_img
Mais Notícias
Matérias relacionadas