Dois homens foram presos na noite desta quarta-feira (22) suspeitos de transportar cerca de 250 quilos de skank, uma variação da maconha com alto teor de THC, em um ônibus de turismo que seguia do Rio de Janeiro para Bom Jesus, no Sul do Piauí. A ação foi realizada em conjunto por equipes da Polícia Civil, Polícia Militar e pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO).
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), a droga está avaliada em aproximadamente R$ 2 milhões.
O delegado Charles Pessoa, que coordenou a operação, explicou que a apreensão foi resultado de um trabalho minucioso de investigação e monitoramento.
“Conseguimos ter êxito nessa operação em razão de um monitoramento permanente desenvolvido pelo DRACO. Esses indivíduos já vinham sendo acompanhados anteriormente. Recentemente, deflagramos uma operação em Bom Jesus, onde conseguimos coletar informações importantes que levaram a essa abordagem. Tudo foi feito de forma pensada e estratégica”, destacou o delegado.
Empresa de turismo será investigada
Durante a abordagem, alguns passageiros resistiram à ação policial, segundo os agentes. As investigações agora buscam identificar possíveis envolvidos no esquema, incluindo os proprietários da empresa responsável pelo ônibus, para apurar se havia conivência ou negligência no transporte da droga.
O delegado Agenor Júnior, também do DRACO, explicou que o uso de veículos de turismo para o tráfico tem se tornado uma prática recorrente.
“É comum a contratação desses ônibus para fins de transporte de turismo ou de passageiros. Vamos investigar se apenas os indivíduos presos contratavam o veículo ou se há outras pessoas envolvidas nesse tipo de operação criminosa”, afirmou.
A dupla presa foi levada para a Central de Flagrantes e deve responder por tráfico interestadual de drogas, crime com pena de até 15 anos de prisão.


