A manhã desta quarta-feira (26) começou com intensa movimentação na Secretaria Municipal de Educação (Semec), em Teresina, onde equipes da Polícia Federal e do Tribunal de Contas do Estado (TCE) cumpriram ações dentro de uma investigação iniciada em 2023. Os agentes solicitaram uma série de documentos referentes a contratos e pagamentos realizados pelo órgão desde o ano de 2019.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Ismael Silva, os policiais estiveram no setor de Recursos Humanos e no Financeiro da pasta. Ele afirmou que acompanhou toda a movimentação de seu gabinete.
Segundo Ismael, foram requisitadas relações de pagamentos, comprovações, documentos referentes a funcionários terceirizados e informações sobre contratos de prestação de serviços. O secretário explicou que a apuração envolve suspeitas de rachadinha, peculato e corrupção, e que o processo corre em segredo de Justiça.
“Foram informações relativas a contratos de terceirização, sobretudo uma investigação instaurada em 2023, onde estão sendo investigadas práticas de rachadinha, possível peculato e corrupção. O processo tramita em segredo de justiça. Somente agora tivemos acesso a essas informações por meio do delegado, e toda a equipe da Semec foi colocada à disposição da Polícia Federal e do Tribunal de Contas”, destacou o gestor.
A PF ainda não divulgou detalhes sobre a operação, que segue em andamento.


