“É imprescindível avaliação para o correto procedimento, seja preventivo ou de recuperação”, explica fisioterapeuta
Os fisioterapeutas são profissionais que auxiliam na recuperação dos movimentos corporais por meio de técnicas específicas, desde as massagens aos exercícios físicos, atuando também na prevenção de doenças ocupacionais e lesões. Dentre as várias especialidades desenvolvidas por esses profissionais, a fisioterapia cardiovascular se destaca em hospitais, ambulatórios, domicílios e clínicas. Segundo os especialistas, a reabilitação cardíaca consiste nos momentos de internação hospitalar e pós alta médica, trazendo benefícios evidentes em comparação aos pacientes sem a assistência.
Essa especialidade é capaz de proporcionar a reabilitação e prevenção de problemas relacionados à circulação e cardiopatias. Segundo a coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade UNINASSAU Redenção, em Teresina, Emanuelle Paiva, uma avaliação fisioterapêutica precisa ser detalhada, individualizada e em assistência ao protocolo encaminhado pelo cardiologista do paciente. “Essa é uma especialidade que vem crescendo ao longo dos anos em razão da essencialidade dos fisioterapeutas em ambientes de cuidados intensivos. Isso porque os benefícios proporcionados são inúmeros, como a melhora da condição física dos pacientes em UTI, por exemplo, no pós-operatório cardiovascular. Além disso, após a alta médica, a reabilitação cardíaca com o fisioterapeuta agrega bastante à saúde do paciente, pois há a diminuição da possibilidade de reinternação, prevenindo e reduzindo os agravamentos. Sempre com protocolos alinhados ao parecer do médico cardiologista”, pontua Emanuelle.
A fisioterapeuta explica que há diferença entre os protocolos para o início das sessões em situações de pós-operatório e de reabilitação. Segundo Emanuelle, é imprescindível uma avaliação coerente com a situação dos pacientes, para o correto procedimento, seja preventivo ou de recuperação. “Assim que o paciente chega para o início de um programa, o fisioterapeuta precisa fazer testes específicos para avaliação do desempenho funcional desse indivíduo. Dentre eles, temos a caminhada de seis minutos para observação e monitoramento da pressão arterial, frequência cardíaca, oxigenação do sangue e outros parâmetros. Depois disso, damos início a um programa totalmente individualizado de fisioterapia com objetivo de promover o bem-estar cardíaco. Estamos falando de atividades aeróbicas, desenvolvimento de força e musculatura, além de exercícios de melhoria pulmonar, reforçando essa musculatura dos pulmões”, finaliza.
A fisioterapia cardiovascular irá atuar adaptando treinos ou protocolos para cada paciente, a fim de não exigir mais energia do que o suportado. Por isso, a importância de um profissional especializado para entender qual a melhor estratégia a ser aplicada. A UNINASSAU Redenção oferece consultas e avaliações com o núcleo de Fisioterapia da Clínica-Escola Integrada de Saúde da Unidade. Os interessados podem entrar em contanto pelo número (86) 3194-1819, por telefonema ou chat no WhatsApp. A Clínica está situada no prédio da Faculdade, na rua Dr. Otto Tito, nº 1771, em frente ao HUT.