Profissionais da saúde paralisam por 01 hora em Teresina (Foto:Ricardo Morais/OitoMeia)
A vacinação em Teresina, que ocorrerá em postos de drive-thru, vai paralisar das 9h às 10h da manhã desta quarta-feira (30/06). A informação foi confirmada ao OitoMeia pelo presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Senatepi), Erick Riccelly.
Já em clínicas, hospitais e postos de saúde apenas serviços de urgência e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) funcionarão durante 24h. Segundo Riccelly, o movimento atingirá outros municípios do Piauí. Monte alegre, Floriano, São Raimundo Nonato, Piracuruca e São João do Arraial são alguns dos confirmados até o momento.
A ação começará a partir das 7h30. Durante o ato, os profissionais também vão fazer uma carreata em frente a Assembleia Legislativa (Alepi) com percurso até o Palácio de Karnak.
De acordo com o Sindicato, as ações fazem parte de reivindicação a nível municipal, estadual e federal. A nível local a classe se coloca contra o que chamam de “política de cortes”. Eles denunciam sobrecarga e suposto assédio moral durante a pandemia na gestão da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
Para o estado, pedem reajuste salarial. O grupo também cobra de parlamentares piauienses apoio para aprovação do valor da remuneração proposta no PL 2564/2020 que tramita no Senado. O presidente do Sindicato também alega que os profissionais de enfermagem ainda convivem com a falta de progressão e promoção e falta de férias, desde início da pandemia, tanto em Teresina quanto em cidades do interior.
FONTE: OITOMEIA