A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Politicas Integradas (Semcaspi), em reunião, realizada nessa quarta-feira, (29), firmou parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI), para a realização de um curso de Microempreendedorismo Individual. A expectativa é que sejam ofertadas 800 vagas.
A iniciativa faz parte do Programa “Qualifica Mais Progredir”, e visa aumentar a inclusão produtiva no mercado de trabalho de beneficiários do Auxílio Brasil, novo programa social do Governo Federal.
Segundo o secretário da Semcaspi, Allan Cavalcante, o Programa “Qualifica Mais Progredir” tem como objetivo promover a autonomia de famílias, que estão em vulnerabilidade social.
“O “Qualifica Mais Progredir” tem uma especificidade importante para nós, porque ele converge com um dos objetivos do programa Bolsa Família, que é, possibilitar a autonomia das famílias, e com isso contribuir com a quebra do ciclo da pobreza”, destacou.
Para a assessora técnica da Semcaspi, Jovina Moreira, as expectativas para com o curso são positivas, especialmente, com retorno da rotina pós-pandemia.
“Nós esperamos que seja uma experiência boa, que possa dar abrangência ao máximo possível de famílias beneficiárias e que a gente possa retomar o cotidiano pós-pandêmico com novas oportunidades, a partir desta iniciativa”, disse.
As vagas do curso serão ofertadas a jovens acima de 18 anos, que tenham concluído o Ensino Fundamental, de famílias em situação de vulnerabilidade social, beneficiárias do programa “Qualifica Mais Progredir”.