Os festejos no município de Santa Cruz dos Milagres, a 180 km ao sul de Teresina, começam neste sábado (5). Contudo, por causa da pandemia do novo coronavírus, pela primeira vez as missão vão ser transmitidas pela internet e a entrada de romeiros de outras cidades vai ser proibida.
Nesse período, a cidade costumava receber aproximadamente 50 mil pessoas do Piauí e de outros estados, mas seguindo o decreto estadual, a cidade adotou as medidas para conter aglomerações.
Segundo a prefeitura de Santa Cruz dos Milagres, até o momento, 17 casos de Covid-19 foram confirmados no município. Para garantir a segurança das pessoas durante as celebrações religiosas, o santuário, que tem capacidade para receber quase 4 mil pessoas, só vai disponibilizar 30% da sua capacidade.
Para garantir o cumprimento do decreto, os bancos receberão marcações, o altar vai permanecer com o acesso restrito e os romeiros não poderão tocar na cruz, como de costume. O chão também será demarcado para garantir o distanciamento de dois metros por pessoa e álcool em gel vai ser distribuído por todo o santuário.
Conforme a colaboradora do santuário Lúcia Mendes, pela primeira vez as missas do festejo serão transmitidas pela internet.
Com informações do G1