segunda-feira, agosto 18, 2025
InícioCidadesApós críticas, Ferrovia Transnordestina confirma reforma na Ponte Metálica em 2025

Após críticas, Ferrovia Transnordestina confirma reforma na Ponte Metálica em 2025

Imagens que circularam recentemente nas redes sociais levantaram questionamentos sobre o estado da Ponte Metálica João Luís Ferreira, que conecta Teresina (PI) a Timon (MA). As fotos mostravam um aparente desgaste na estrutura de concreto que fixa a base da ponte, expondo parte de ferro da construção.

MANIFESTAÇÃO DE AUTORIDADE

O prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes, também se manifestou sobre o caso e criticou os problemas detectados. Segundo ele, a situação é preocupante, e o gestor chegou a acionar o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para avaliar a ponte. Contudo, a responsabilidade pela manutenção é da Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), que administra a estrutura.

Diante da repercussão, a FTL negou qualquer risco estrutural, mas anunciou que realizará reformas.

“A Ferrovia Transnordestina Logística (FTL) esclarece que a ponte João Luís Ferreira, que liga os municípios de Teresina (PI) e Timon (MA), permanece íntegra e segura, não apresentando riscos. É importante destacar que a estrutura passou por reformas para recuperação do pavimento em 2021 e conta com laudo técnico elaborado por engenheiro especializado”, informou a assessoria.

REFORMA DE TABULEIRO

A empresa confirmou que em 2025 haverá uma reforma no tabuleiro (pista rodoferroviária) da ponte. Para 2026 e 2027, estão previstas outras intervenções focadas em manutenção.

“Já há ações em curso para 2025 para reforma do tabuleiro (pista rodoferroviária) e, para 2026 e 2027, outras intervenções focadas em manutenções estão previstas no cronograma. Por fim, a FTL reforça que a segurança é um compromisso inegociável para a empresa”, diz a nota.

spot_img
Mais Notícias
Matérias relacionadas