terça-feira, julho 1, 2025
InícioDestaquesFMS realiza campanha de conscientização para diagnóstico precoce da Hanseníase

FMS realiza campanha de conscientização para diagnóstico precoce da Hanseníase

Uma mancha na pele que não doi, não coça, não arde, não incomoda pode ser perigosa e sinal de hanseníase. A informação é divulgada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, durante o Janeiro Roxo, campanha mundial que busca incentivo ao diagnóstico e ao tratamento precoce dessa doença infectocontagiosa e que também pretende combater o preconceito. Ações educativas estão sendo realizadas, além de busca ativa em Hanseníase, durante todo o mês.

Dia 20, a FMS realiza workshop de formação para Agentes Comunitários de Saúde, na Coordenadoria Regional Leste/CMEI Jorge Amado, manhã e tarde. De 20 a 31 de janeiro serão realizadas avaliações de contatos domiciliares de Hanseníase e busca ativa nos seguintes locais: Coordenadoria de Saúde Sul: UBS Irmã Dulce, UBS Nossa Senhora da Paz, UBS São Pedro/Francisco Soares Filho, UBS Santa Clara/Virginia Castelo Branco, Coordenadoria de Saúde Leste: UBS Santa Bárbara/Onesima Nascimento, UBS Planalto Ininga, Coordenadoria de Saúde Norte e Coordenadoria de Saúde Sudeste.

“A hanseníase afeta os nervos e se manifesta por meio de lesões na pele. Entre as complicações da doença, uma pessoa pode ter, por exemplo, problemas de visão e apresentar lesões físicas”, explica Svetlana Coelho, membro do Núcleo de Doenças Negligenciadas da FMS.

Ela explica ainda que a transmissão pode acontecer por gotículas que o paciente, sem tratamento, elimina quando respira, fala, tosse ou espirra. “Os familiares por terem um contato prolongado e íntimo com uma pessoa doente não protegida tem o maior risco de adoecer. É por isso que a FMS realiza periodicamente a vigilância dos contatos, o que significa avaliar as pessoas que convivem com quem tem a doença”, finaliza.

A FMS intensifica as ações de combate à doença em janeiro, mas o trabalho de vigilância acontece durante todo o ano. Em caso de suspeita de mancha, a recomendação é de que a pessoa se dirija à uma das 92 Unidades Básicas de Saúde de Teresina, para ser avaliada e receber o tratamento médico adequado.

spot_img
Mais Notícias
Matérias relacionadas