segunda-feira, agosto 18, 2025
InícioDestaquesGoverno do Piauí veta projeto da Alepi que obrigava assinatura física de...

Governo do Piauí veta projeto da Alepi que obrigava assinatura física de idosos para empréstimos

Na última terça-feira (25), o Governo do Estado do Piauí vetou um projeto de lei da Assembleia Legislativa (Alepi) que propunha a obrigatoriedade de idosos assinarem fisicamente para contratar empréstimos. O projeto, apresentado pela deputada Simone Pereira (MDB), buscava alterar a Lei 8.281/24, aprovada no final de 2023 pela Alepi.

A decisão de veto do Governo foi fundamentada na preocupação de que o projeto poderia reduzir a segurança jurídica e operacional já estabelecida pela Lei 8.281/24, que regula a contratação de empréstimos consignados por meios eletrônicos ou telefônicos para pessoas idosas. A legislação atual exige a implementação de procedimentos de segurança, como senha, biometria e confirmação de dados, para garantir a autenticidade das transações.

Simone Pereira argumentou que sua proposta visava simplificar o processo para os idosos, mas o Governo destacou que a manutenção dos protocolos de segurança é crucial para proteger os consumidores vulneráveis de possíveis fraudes e abusos.

O veto agora será analisado pela Alepi, que poderá manter ou derrubar a decisão do Executivo estadual.

spot_img
Mais Notícias
Matérias relacionadas