quarta-feira, julho 30, 2025
InícioDestaquesInfluenciadores que incitavam "grau" são alvos da Operação Rolezinho em Teresina

Influenciadores que incitavam “grau” são alvos da Operação Rolezinho em Teresina

Influenciadores digitais foram alvos de mais uma fase da Operação Rolezinho, deflagrada na manhã desta quinta-feira (10), em Teresina. As equipes policiais cumpriram três mandados de busca e apreensão nos bairros Ilhotas, Esplanada e Bela Vista, em endereços ligados aos investigados e às práticas criminosas que vinham sendo monitoradas.

De acordo com a Superintendência de Operações Integradas (SOI/SSP-PI), os investigados promoviam os chamados “rolezinhos” e incentivavam seguidores, inclusive adolescentes, a cometer infrações graves de trânsito, como empinar motos, prática conhecida como “grau”.

“As ações ilegais eram exibidas em perfis com grande alcance nas redes sociais, configurando possível apologia ao crime e contribuindo para a banalização da violência no trânsito”, destacou a Secretaria de Segurança Pública do Piauí em nota.

A Justiça determinou diversas medidas cautelares, como monitoramento eletrônico, recolhimento domiciliar noturno e aos fins de semana, proibição de sair da comarca sem autorização judicial, suspensão do direito de obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), comparecimento periódico em juízo e acompanhamento psicossocial dos investigados.

Também foi ordenada a remoção, em até 48 horas, de todas as publicações nas redes sociais que façam apologia ao crime, incentivem práticas de direção perigosa ou promovam os “rolezinhos”. A veiculação de novos conteúdos com esse teor — inclusive por perfis alternativos ou de terceiros — também está proibida.

“A Operação Rolezinho se consolida como uma estratégia permanente da Segurança Pública do Piauí. É uma resposta firme do Estado em defesa da vida, da ordem pública e do direito coletivo ao trânsito seguro. Toda prática criminosa, seja no espaço virtual ou físico, que atente contra a paz social e a integridade dos cidadãos, seguirá sendo combatida com rigor”, afirmou o superintendente de Operações Integradas, Matheus Zanatta.

spot_img
Mais Notícias
Matérias relacionadas