A professora Nadir Nogueira será empossada nesta quinta-feira (21) como reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ela assumirá a administração da maior instituição de ensino do Piauí para um mandato de quatro anos após ter vencido as etapas do processo de escolha da reitoria e nomeada pelo presidente Lula.
A solenidade de transmissão do cargo será no Cine Teatro da UFPI a partir das 9h30. Nadir Nogueira vai suceder o atual reitor, Gildásio Guedes, que se despede da administração após quatro anos. À noite, às 19h, a nova reitora vai empossar o vice-reitor Edmilson Moura e os demais membros da nova equipe de gestão.
Membros que vão compor administração
A próxima gestora da universidade publicou nas redes sociais os nomes dos membros que irão compor a sua administração.
- Marcos Lira – Pró-Reitor de Planejamento (PROPLAN)
- Gardênia Pinheiro – Pró-Reitora de Ensino de Graduação (PREG)
- Emídio Matos – Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC)
- Larissa Mendes – Pró-Reitora de Administração (PRAD)
- Carlos Sait – Pró-Reitor de Pós-Graduação (PRPG)
- Waleska Albuquerque – Pró-Reitora de Extensão e Cultura (PREXC)
- Rodrigo Veras – Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação (PROPEQI)
- Jacqueline Dourado – Superintendência de Comunicação Social (SCS)
- Clédjan Costa – Superintendente de Tecnologia e Informação (STI)
- Maria Rosália Brandim – Chefe de Gabinete da Reitoria
Marcos Lira, Gardênia Pinheiro, Emídio Matos e Clédjan Costa são alguns dos próximos gestores da UFPI
Nadir Nogueira foi a vencedora da consulta universitária, onde obteve 48,30% dos votos válidos. Além disso, liderou a lista tríplice formada pelo Conselho Universitário (Consun) e encaminhada ao presidente Lula. O atual reitor, Gildásio Guedes, nomeado em 2020 pelo então presidente Jair Bolsonaro, havia ficado em terceiro lugar na consulta, mas foi reposicionado em segundo na lista tríplice.
A professora Nadir Nogueira possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Piauí (1983), mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado na mesma área também pela USP (1996). Atualmente, é professora titular na UFPI e exerceu o cargo de vice-reitora duas vezes entre 2012 e 2020, na gestão do ex-reitor Arimatéia Lopes.
Edmilson Moura, futuro vice-reitor, é licenciado em Química pela UFPI (1993), mestre em Química Analítica pela Universidade de São Paulo (1996), doutor em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e pós-doutor pelo Instituto de Química da USP (2014).