O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Severo Eulálio (MDB), se reuniu nesta terça-feira (14) com representantes da segunda turma de aprovados no concurso público lançado em 2023 e realizado em 2024, para discutir o cronograma de nomeações. Segundo o parlamentar, as primeiras convocações devem ocorrer ainda neste mês de outubro, em alusão ao Mês do Servidor Público.
“O nosso plano é convocar todos eles. Agora, iremos fazer de forma gradativa, de acordo com a capacidade financeira que a Assembleia tem. Iremos, ainda neste mês do servidor, convocar uma parte dos nossos aprovados no concurso para que possam assumir os seus cargos aqui na Assembleia”, afirmou Severo Eulálio.
O concurso da Alepi ofereceu 201 vagas para cargos de nível médio e superior, distribuídas em 24 especialidades de nível superior e sete de nível médio. As provas foram realizadas em janeiro de 2024, e o certame registrou 13.895 inscrições, com uma taxa de abstenção de 35,09%.
Entre as áreas contempladas estão Direito, Contabilidade, Comunicação Social, Administração Pública, Engenharia Civil, Pedagogia, Jornalismo, Arquitetura, Relações Públicas, Design e Produção Audiovisual, entre outras.
As remunerações variam de R$ 2.644,47 (nível médio) a R$ 4.068,45 (nível superior).
Em junho deste ano, a Alepi prorrogou a validade do concurso por mais um ano, contada a partir de 12 de julho de 2025, conforme o edital 01/2023, organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan).
O concurso integra o Programa Avança Alepi, que busca modernizar a estrutura administrativa da Casa e fortalecer o quadro técnico de servidores.
“A Assembleia tem se preparado para receber esses novos profissionais, que contribuirão para o avanço institucional e para a melhoria dos serviços prestados ao cidadão piauiense”, destacou o presidente.
As nomeações ocorrerão de forma escalonada, conforme a disponibilidade orçamentária da Casa Legislativa.