segunda-feira, agosto 18, 2025
InícioCidadesSesapi distribuiu mais de 600 mil medicamentos para tratamento do tabagismo em...

Sesapi distribuiu mais de 600 mil medicamentos para tratamento do tabagismo em 2024

Em 2024, mais de 600 mil medicamentos para o tratamento do tabagismo foram distribuídos aos municípios piauienses. A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) e o Instituto Nacional de Câncer (Inca), que também capacitou mais de mil profissionais da saúde para o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT).

A previsão é que mais de 740 mil medicamentos sejam disponibilizados ao estado em 2025. Por isso, os municípios precisam preencher o formulário para a coleta de informações dos atendimentos realizados para o tratamento do tabagismo na rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) até o momento e a estimativa para o ano.

O PNCT visa reduzir o número de mortes por doenças causadas pelo tabagismo, promovendo a redução da prevalência de fumantes em todo o país. O apoio técnico aos municípios piauienses para monitoramento, avaliação, implantação e implementação no programa é realizado pela Coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da Sesapi.

“Disponibilizamos as medicações de tratamento ao fumante, bem como o material de apoio, informes, cartilhas, cartazes e capacitamos profissionais de saúde em parceria com o INCA e Ministério da Saúde. Também fazemos ações de promoção de saúde, que visam a prevenção da iniciação e proteção do tabagismo passivo, bem como ações voltadas para a cessação de fumar”, destaca Luciana Sena, coordenadora de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da Sesapi.

Atualmente, 134 municípios piauienses já realizam o preenchimento regular do formulário e estão com o cadastro ativo no PNCT. A meta é aumentar a adesão dos gestores municipais para ampliar o acesso da população ao tratamento ao fumante no SUS em todo o estado.

spot_img
Mais Notícias
Matérias relacionadas