Nas escolas municipais de Teresina, a música é utilizada como ferramenta pedagógica. Nas unidades que funcionam em jornada de tempo integral, há um espaço no currículo para as práticas musicais. Entre os benefícios estão a integração dos alunos, estímulo ao convívio social, desenvolvimento cognitivo, melhora na respiração, entre outros.
Nas unidades Municipal de ensino da zona Rural, eixo Socopo, quem desenvolve um trabalho de destaque é o professor Ronaldo Rodrigues. Com os alunos da Escola Municipal Hermelinda de Castro, o aprendizado acontece por meio do Projeto Rede de Cultura, onde foi formado o grupo de flauta Sopro Novo.
Para inspirar os estudantes que vão iniciar este ano na disciplina de música da Escola Municipal Laurindo de Castro, o professor Ronaldo levou o grupo da Hermelinda de Castro para uma apresentação. A turma encantou os mais novos e gerou expectativas para este ano.
“Vamos começar a ensinar música para as turmas de 3º e 4º ano, que funcionam em tempo integral na Escola Municipal Laurindo de Castro. Agora, animados e ansiosos, terão o primeiro contato com diversos instrumentos. A integração entre as escolas é positiva para ampliar nossa rede musical, empolgar os alunos”, disse Ronaldo.