O humorista piauiense Whindersson Nunes divulgou em suas redes sociais que enviou 217 cilindros de oxigênio para Manaus, nessa terça-feira (19). A capital do Amazonas enfrenta um colapso na rede de saúde devido ao aumento no número de casos e óbitos em decorrência da covid-19.
Na semana passada, o youtuber havia mobilizado uma campanha entre artistas para providenciar a compra e envio de cilindros aos hospitais de Manaus. Foram contabilizados mais de R$ 340 mil em doações. Artistas como Wesley Safadão, Marília Mendonça, Luan Santana, Gusttavo Lima e vários outros ajudaram na campanha encabeçada pelo piauiense.
No último sábado (16), Manaus recebeu 60 respiradores que também foram doados por Whindersson Nunes. O humorista afirmou que os equipamentos foram destinados a seis hospitais, sendo dez aparelhos para cada unidade de saúde.
Entenda o caso
O Amazonas vive o pior momento desde o início da epidemia de Covid-19. Na semana passada, faltou oxigênio hospitalar em unidades de saúde de Manaus. Houve relatos de mortes de pacientes por asfixia. Diante do colapso, pacientes foram transferidos para outros estados para desafogar a rede pública de saúde.
Teresina recebeu nove pacientes, sendo que duas já receberam alta médica. Sete permanecem internados no Hospital Universitário da UFPI.
Fonte: Portal AZ