domingo, julho 14, 2024
InícioGeralCom queda de até 40% nas doações de sangue, Hemopi funciona em...

Com queda de até 40% nas doações de sangue, Hemopi funciona em horário especial no feriado

Então fique atento ao funcionamento do hemocentro no período de 26 de março a 3 de abril.

spot_img

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) vai funcionar em horário especial em Teresina e interior até o dia 03 de abril. A alteração ocorre em razão da antecipação de feriados nesta semana pelo Governo do Estado e prefeituras, como medida de contenção da pandemia do novo Coronavírus.

Com queda de até 40% nas doações de sangue, Hemopi funciona em horário especial no feriado (Foto: divulgação)

O diretor do Hemopi, Jurandir Martins, destaca que o hemocentro presta um serviço essencial dentro do sistema de saúde e que as doações tiveram uma diminuição por conta da pandemia.

“Desde o início da pandemia, a média de doações mensais caiu em torno de 40%. A demanda por sangue é constante, e como único hemocentro do Piauí, somos responsáveis por abastecer toda a rede pública hospitalar e parte da rede privada”, explica o gestor.

Ele destaca ainda o momento delicado pelo qual se passa, mas pede que as pessoas lembrem de doar sangue. “Nossas unidades reforçaram as medidas sanitárias para atender aos doadores. Todo o processo de triagem, desde a chegada do doador a uma de nossas unidades até a sua saída, foi adaptado por conta da pandemia. Todos os dias precisamos de todos os tipos de sangue em nossos estoques para atender a demanda”, explica Jurandir Martins.

Os critérios básicos para doação de sangue continuam os mesmos, inclusive quem já teve Covid-19 pode doar sangue. “Quem já teve a doença e se recuperou, pode doar sangue após 30 dias e quem teve contato com alguém positivado para Covid-19 deve aguardar 14 dias para doar sangue”, acrescenta o diretor.

E para quem já está imunizado, precisa ficar atento ao intervalo para doar sangue novamente. Pessoas que receberam as doses da vacina CoronaVac aguardam 48 horas para doar novamente e quem foi imunizado com a vacina da Astrazeneca precisa aguardar sete dias para doar sangue.

Fique atento ao funcionamento do Hemopi no período de 26 de março a 3 de abril:

Teresina

26 e 27 de março – 7h15 às 17h
29 a 31 de março – 7h15 às 17h
Dia 01 de abril (quinta-Feira) – 7h15 às 16h
Dia 02 de abril (sexta-Feira) – fechado para doação de Sangue
Dia 03 de abril (sábado) – 7h15 às 16h

Hemocentros Regionais de Picos, Parnaíba e Floriano

26 de março (sexta-feira) – fechados para doação de sangue
29 de março (segunda-feira) – 8h às 17h
30 de março – fechados para doação de sangue
31 de março (quarta-feira) – 8h às 17h
01 e 02 de abril – fechados para doação de sangue

spot_img
spot_img
Redes Sociais
16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Mais Notícias
Matérias relacionadas
spot_img