O estado do Piauí receberá, na tarde desta quarta-feira (30), 56.500 doses da vacina AstraZenca. A previsão é que o voo com os imunizantes aterrisse no aeroporto Petrônio Portela às 12h15.
“Estamos trabalhando para avançar com mais celeridade na imunização do povo do Piauí. Por isso pedimos a colaboração dos municípios para que vacinem e realizem o cadastro nos sistemas, e da população que procure os postos de saúde, no dia de sua vacinação e que retornem quando estabelecida a data para a segunda dose, que é de suma importância para o seu ciclo vacinal ser completo”, enfatiza o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.
As vacinas serão utilizadas para a primeira dose e divididas de acordo com a resolução da Comissão Intergestora Bipartite, onde ficou decidido que todas as vacinas, de primeira dose, que chegarem ao estado serão divididas da seguinte maneira: 50% para a população em geral de 18 a 59 anos, não contempladas nos demais grupos, 30% para pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas com comorbidades e também para 20% dos serviços essenciais escolhidos pelos conselhos municipais de saúde.
Na quinta-feira (1º), às 15h30, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) também receberá do Ministério da Saúde, 9.360 doses dos imunizantes da Pfizer. “Tão logo estejamos com todas as entregas por parte do ministério concluídas esta semana, iniciaremos o envio para as regionais de saúde para que os municípios façam as retiradas e iniciem sua vacinação”, lembra o secretário.
Segundo os dados do Vacinômetro da Sesapi, o Piauí já aplicou 974.830 vacinas de primeira dose e 339.612 de segundas doses, e receberam a vacina da Janssen, que só precisa de uma dose para completar o ciclo de imunização, 1.487 piauienses. O Piauí já conta com 10,35% de sua população totalmente imunizada contra a Covid-19.