segunda-feira, julho 15, 2024
InícioGeralPrefeitura de Teresina pretende construir 40 novas creches até 2024

Prefeitura de Teresina pretende construir 40 novas creches até 2024

As creches devem ser distribuídas em áreas estratégicas da cidade

spot_img

A Prefeitura de Teresina anunciou que pretende construir 40 creches e mais oito escolas de ensino fundamental com jornada de tempo integral até 2024. A construção das unidades de educação infantil faz parte do projeto de Parceria Público Privada (PPP) com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As creches devem ser distribuídas em áreas estratégicas da cidade, a fim de atender a demanda de matrículas para crianças de 0 a 3 anos.

Prefeitura de Teresina pretende construir 40 novas creches até 2024 (Foto: divulgação)

Em reunião virtual com o BNDS, a equipe de ensino da Semec analisou um estudo de demanda e apresentou especificidades que devem conter no projeto. O engenheiro da Secretaria, Gustavo Melo, conta como está o processo. “Estamos trabalhando dentro de um cronograma que foi prejudicado pela pandemia, mas já com encaminhamentos práticos sobre projeto, recursos, oferta e demanda. Nesse momento, a conversa é no sentido de alinhar as ideias para definir os próximos passos”, disse.

Já as novas escolas de tempo integral, são em parceria com o New Development Bank – NDB / BRICS, que prevê a construção de oito escolas modelos para até 1.200 alunos. Entre elas estão a esperada unidade de ensino do Lagoas do Norte e a Escola Municipal Ambiental 15 de Outubro, que será totalmente reestruturada. Também serão reformados sete prédios que funcionavam com turmas de ensino fundamental e passarão a atender crianças da educação infantil.

“O projeto está sendo ajustado. Queremos escolas amplas, bem estruturadas e que sejam modelos de qualidade. Temos uma missão a ser cumprida. Um pedido do nosso prefeito, Doutor Pessoa, que é garantir mais creches e escolas com ensino de qualidade em Teresina. Nossa meta é construir 40 novas creches em nossa capital, atendendo até 4 mil crianças, até o ano de 2024”, ressaltou o secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso.

O secretário acrescenta que com a construção de novas creches e escolas será possível atender as crianças com um ensino de qualidade, ao mesmo tempo em que contribuir com o crescimento profissional dos pais.

O arquiteto responsável pelo projeto da primeira escola apresentou a ideia para a equipe da Secretaria. A unidade de ensino grandiosa estará localizada no Portal da Alegria II, zona Sul, e as demais devem seguir o mesmo modelo, com espaços esportivos, culturais e de lazer. O projeto prevê, ainda, intervenções no entorno das escolas, como mudança no tráfego de veículos, arborização e acessibilidade.

spot_img
spot_img
Redes Sociais
16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Mais Notícias
Matérias relacionadas
spot_img