terça-feira, agosto 5, 2025
InícioGeralSegundo “lixão a céu aberto” é transformado em pracinha por projeto da...

Segundo “lixão a céu aberto” é transformado em pracinha por projeto da SAAD Centro

Em Teresina, um projeto da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro está transformando espaços de descarte irregular de lixo em praças sustentáveis. O segundo local reformado fica localizado na rua Jim Borralho, no bairro São Joaquim, na zona Norte da capital e foi concluído nesta terça-feira (12).

Segundo o superintendente Roncalli Filho, a revitalização do terreno ganhou um aterro de brita, bancos, lixeiras e mudas de plantas.

“O local era um verdadeiro lixão, um espaço que gerava proliferação de mosquito da dengue e outras doenças. Era bastante requisitado pelos moradores do bairro São Joaquim que essa situação fosse interrompida. Então, fizemos essa revitalização, buscando evitar o descarte irregular de lixo. É um projeto que vem dando certo e que levaremos para outros locais”, declarou Roncalli Filho.

Projeto de revitalização

Anteriormente, há cerca de um mês, um terreno que funcionava como um “lixão a céu aberto”, na avenida Boa Esperança foi revitalizado e deu lugar a uma praça. Foi o projeto piloto para a ação que ocorrerá em mais pontos do centro da cidade.

Segundo Roncalli Filho, que fez uma vistoria no local, as instalações seguem intactas e não foram depredadas pela população.

A SAAD Centro possui equipes dedicadas a limpeza da cidade. Por dia, são recolhidos pelo menos uma tonelada de resíduos, sendo que parte dele é encontrada em terrenos irregulares.

Para Roncalli Filho, o projeto tem conseguido cumprir o principal objetivo: resinificar a forma como a população vê o terreno, a fim de que parem com ações de despejo irregular no local.

“Ao transformar os lixões em locais de convivência e embelezamento, a administração municipal quer que a população mude o olhar sobre o bairro e para de jogar lixo ali. Queremos que se sintam acolhidos e que tenham algo em sua região para realmente cuidar e usufruir”, explicou.

spot_img
Mais Notícias
Matérias relacionadas