terça-feira, julho 8, 2025
InícioInternacionalEUA pedem 'moderação' a China em exercícios militares próximos a Taiwan

EUA pedem ‘moderação’ a China em exercícios militares próximos a Taiwan

Os Estados Unidos pediram moderação à China em relação a exercícios militares próximos a Taiwan. As manobras chinesas estão aumentando as tensões na região, que já é alvo de disputas políticas e militares entre Pequim e Taipei. Segundo um porta-voz do Departamento de Defesa dos EUA, os exercícios em questão envolvem uma frota de navios chineses que inclui o porta-aviões Liaoning.

Foto: Reprodução

O Departamento de Defesa dos EUA disse que está monitorando a situação de perto e que as manobras militares chinesas estão sendo avaliadas. O porta-voz do departamento afirmou que os EUA pedem que a China demonstre transparência em suas atividades militares e que evite qualquer ação que possa ser vista como provocativa ou que possa aumentar as tensões na região.

O governo de Taiwan também manifestou preocupação com as manobras militares chinesas. Em um comunicado, o Ministério da Defesa de Taiwan disse que o exercício chinês representa uma ameaça direta à segurança e à estabilidade da região e que Taipei está tomando medidas para proteger sua soberania e integridade territorial.

A China considera Taiwan como uma província separatista e tem adotado uma postura cada vez mais agressiva em relação à ilha. Pequim tem aumentado sua presença militar na região e realizado exercícios militares frequentes próximos a Taiwan. Em resposta, os EUA têm fornecido apoio militar e político a Taipei.

As tensões entre China e Taiwan também têm preocupado a comunidade internacional. Muitos países temem que uma escalada do conflito possa levar a uma guerra na região, com consequências imprevisíveis para a economia global e a segurança internacional.

spot_img
Mais Notícias
Matérias relacionadas