O exército de Israel anunciou que está realizando ataques em território sírio em resposta ao lançamento de foguetes a partir do país vizinho. Segundo a agência de notícias estatal síria SANA, a defesa aérea síria interceptou vários mísseis israelenses que visavam a cidade de Damasco.
O governo sírio acusa Israel de violar sua soberania territorial e de apoiar grupos armados rebeldes que lutam contra o regime de Bashar al-Assad.
De acordo com o exército israelense, os ataques foram direcionados contra alvos militares pertencentes às forças iranianas na Síria, em resposta aos disparos de foguetes que atingiram Israel na noite de sexta-feira (8). Não há informações sobre vítimas ou danos materiais.
Ainda segundo a SANA, as defesas aéreas sírias interceptaram alguns dos mísseis israelenses em um ataque que durou cerca de 20 minutos. Já o exército israelense afirma que todos os alvos foram atingidos e que suas forças retornaram em segurança.
Os ataques ocorrem em um momento de crescente tensão entre Israel e Irã, que mantém uma presença militar na Síria para apoiar o regime de Assad. Israel afirma que as forças iranianas na Síria representam uma ameaça direta à sua segurança e já realizou vários ataques contra elas nos últimos anos.
A Síria, por sua vez, acusa Israel de apoiar grupos armados rebeldes que lutam contra o regime de Assad. O país já foi palco de uma guerra civil que durou quase uma década e deixou centenas de milhares de mortos e milhões de deslocados.
O conflito na Síria envolve várias potências regionais e globais, incluindo os Estados Unidos, a Rússia, a Turquia e o Irã. A tensão entre Israel e Irã, aliados respectivamente dos EUA e da Rússia, é um dos principais fatores de instabilidade na região.