Parnaíba está enfrentando alagamentos causados pela chuva que ocorre desde ontem (14), às 11h, no litoral do Piauí. Apesar de ser apenas uma garoa constante, ela tem gerado vários pontos de acúmulo de água na cidade. Um dos locais mais afetados é o bairro Piauí, onde o “Piscinão” – um ponto de concentração de água – atrapalha a rotina dos moradores.
O “Piscinão” está localizado no cruzamento de cinco ruas e acumula grande volume de água, recebendo o contingente das vias adjacentes. Devido ao alagamento, os moradores enfrentam dificuldades para atravessar o local, enquanto motoristas precisam redobrar a atenção devido aos buracos encobertos pela água.
No bairro Frei Higino, o problema é agravado pelo acúmulo de lixo em esgotos e galerias, dificultando o escoamento da água e gerando novos pontos de alagamento. A Defesa Civil Estadual reforça a necessidade de precauções para evitar acidentes, especialmente em áreas asfaltadas e calçadas, onde a água tende a demorar mais para escoar.
Influência da ZCIT e da ZCAS
A chuva em Parnaíba é resultado da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que forma um grande corredor de umidade. A ZCIT interage com a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que vem da Bahia, contribuindo para o aumento do volume de precipitação.
A ZCAS também é responsável pelas fortes chuvas em Picos, cidade que já declarou situação de emergência devido a alagamentos e deslizamentos de terra. No entanto, o fenômeno está perdendo força, o que significa que as chuvas em Picos devem se tornar mais moderadas, conforme explica Werton Costa, climatologista e diretor de Mitigação da Defesa Civil.
“A ZCAS perdeu força. Esse canal de umidade não vai voltar ao Sertão, tranquilizando um pouco a população picoense. Teremos chuvas, mas com um padrão moderado. No entanto, a cidade de Picos continua na situação de risco por conta da condição do ambiente muito alagado e com os morros com risco de desabamento”, destacou.
Previsão para Parnaíba e Teresina
Em Parnaíba, o alerta de chuvas intensas permanece pelas próximas 24 horas. A ZCIT pode se reposicionar em direção a São Luís, no Maranhão, mas ainda há possibilidade de mais precipitação no litoral piauiense.
Teresina também segue registrando chuvas constantes, acompanhadas de tempo ameno. A capital deve manter esse padrão de precipitações até o final da semana, afetando também os municípios da região metropolitana e do médio Parnaíba.
“Os municípios da faixa metropolitana, o médio Parnaíba e Teresina mesma têm previsão de chuva mais carregada e esse cenário perdura pelos próximos dias. O indicativo de alerta continua”, concluiu Werton Costa.