às 09:54
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou hoje (17) o Censo Demográfico nas comunidades quilombolas do estado do Piauí.
Segundo o Instituto, no estado existem 215 localidades quilombolas, incluindo territórios oficialmente delimitados ou não, distribuídas em 73 municípios. Em todo o país, são 5.972 localidades, em 1.672 municípios de 24 estados e do Distrito Federal. Essa é a primeira vez que as comunidades serão retratadas no Censo.
Neste ano, pela primeira vez o recenseamento irá possibilitar a autoidentificação da pessoa como quilombola. Com isso, será possível conhecer em detalhes as condições atuais de vida dessa população e identificar aspectos que precisam melhorar em cada comunidade no Piauí.
A primeira comunidade que vai ser visitada no Piauí é o Quilombo Mimbó, que se situa na zona Rural de Amarante e existe há 203 anos. Atualmente a comunidade possui cinco ruas, com várias casas simples. O local também possui uma escola que atende crianças até o 5º ano do Ensino Fundamental, e um posto de saúde em funcionamento. Os moradores têm acesso à energia elétrica, água e internet também.
Por muito tempo, a comunidade viveu isolada às margens do Mimbó, mas os moradores sofriam muito com as cheias, então em 1973, decidiram se estabelecer na serra, próxima ao riacho, onde vivem até hoje.