domingo, dezembro 22, 2024
InícioDiárioColeta de dados é iniciada em comunidades quilombolas do Piauí

Coleta de dados é iniciada em comunidades quilombolas do Piauí

spot_img

às 09:54

(Foto: Reprodução/CidadeVerde)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou hoje (17) o Censo Demográfico nas comunidades quilombolas do estado do Piauí. 

Segundo o Instituto, no estado existem 215 localidades quilombolas, incluindo territórios oficialmente delimitados ou não, distribuídas em 73 municípios. Em todo o país, são 5.972 localidades, em 1.672 municípios de 24 estados e do Distrito Federal. Essa é a primeira vez que as comunidades serão retratadas no Censo.

Neste ano, pela primeira vez o recenseamento irá possibilitar a autoidentificação da pessoa como quilombola. Com isso, será possível conhecer em detalhes as condições atuais de vida dessa população e identificar aspectos que precisam melhorar em cada comunidade no Piauí.

A primeira comunidade que vai ser visitada no Piauí é o Quilombo Mimbó, que se situa na zona Rural de Amarante e existe há 203 anos. Atualmente a comunidade possui cinco ruas, com várias casas simples. O local também possui uma escola que atende crianças até o 5º ano do Ensino Fundamental, e um posto de saúde em funcionamento. Os moradores têm acesso à energia elétrica, água e internet também.

(Foto: Reprodução/Comunidade Quilombo Mimbó)

Por muito tempo, a comunidade viveu isolada às margens do Mimbó, mas os moradores sofriam muito com as cheias, então em 1973, decidiram se estabelecer na serra, próxima ao riacho, onde vivem até hoje.

spot_img
spot_img
Redes Sociais
16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Mais Notícias
Matérias relacionadas
spot_img