Em Teresina os casos de doenças provocadas pela picada do mosquito Aedes Aegypti vêm crescendo muito. Com isso, a Prefeitura de Teresina inicia na próxima segunda-feira (02), a partir das 08h30, no bairro Monte Verde, zona Norte, a operação conjunta de combate à dengue, zika e chikungunya.
A ação acontece em regime de mutirão onde estarão envolvidas cerca de 300 pessoas entre agentes de saúde, reeducando com acompanhamento da Secretaria de Justiça do Piauí, agentes de limpeza e exército brasileiro. A operação vai acontecer de acordo com o mapa sanitário do Centro de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
Segundo Paulo Marques, da gerência de zoonoses o órgão conta com um contingente de 235 agentes de combate a endemias que já fazem visitas as residências e prédios públicos. “Nessa operação vamos continuar fazendo esse serviço e ainda ganhamos ajuda importante de militares do exército para que o trabalho seja executado mais rapidamente. O importante é diminuirmos o número de mosquitos que estão sugando o sangue e contaminando as pessoas com o vírus da dengue, chikungunya e zika”, afirmou.
O Secretário Edmilson Ferreira, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), reforça a importância da força-tarefa que tem como finalidade barrar a proliferação da dengue.
“A operação inicia com as SAADs, atuando com o CTA que é a limpeza, o pessoal da saúde fazendo o fumacê onde tem que ser feito. A limpeza é fundamental para o combate ao mosquito e está sendo realizada em toda a cidade. Estamos contando com apoio dos reeducandos, exército, os agentes de saúde já estão realizando as visitas e todos os ambientes onde estão os focos que precisam ser eliminados”, ressaltou o secretário.
Durante a operação serão realizados divulgação, inclusive com carros de som nos locais onde as equipes atuarão naquele momento.
Casos de dengue no Piauí
O Piauí registrou aumento de 610,3% de casos de dengue e 4.179,3% do número de pessoas com chikungunya este ano. O estado já teve cinco mortes pela dengue em 2022.
Os municípios que apresentam maior incidência dos casos de dengue no estado são: Simplício Mendes, Patos do Piauí, Novo Santo Antônio, São Pedro do Piauí e Santa Filomena.
Sintomas
De acordo com a comunidade médica, a dengue pode se manifestar de forma leve, moderada, ou grave. Os sintomas podem ser similares aos de outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como o chikungunya e a zika. Por isso, o diagnóstico precisa ser realizado pelo médico, por meio de exame de sangue.
De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas variam de: dores nas articulações, dor de cabeça, náuseas, febre acima de 39ºC – até os estágios mais graves, como problemas neurológicos e hemorragias.
Prevenção
Para se prevenir em períodos como este, com altos índices e risco de surto, a população deve redobrar os cuidados em casa e na rua. A melhor forma de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti é evitando sua proliferação. O combate deve ser feito através da eliminação de objetos que acumulem água, e são potenciais criadouros. Além da manutenção correta dos recipientes que armazenam o líquido, como caixas d’água.