quarta-feira, outubro 15, 2025
InícioDiárioConheça o Arte na Praça; projeto que reúne educação e beleza em...

Conheça o Arte na Praça; projeto que reúne educação e beleza em Teresina

Instituto teve início há 12 anos e atualmente conta com 350 crianças matriculadas na rede estadual e municipal de ensino.

as 09:50

Quadros feitos no Arte na Praça/Reprodução

O sonho de uma comunidade ganha forma no colorido dos quadros que vai além de uma detalhe estético. O Instituto Arte na Praça, localizado no Renascença II, zona sudeste de Teresina, foi inicialmente pensado para ser desenvolvido em uma escola de tempo integral, com intuito de evitar a evasão de alunos, mas devido a grande procura, o projeto mudou de percurso e agora até ganhou um novo espaço. 

A professora Rose Magalhães é a responsável por tornar o sonho de toda uma comunidade, que muitas vezes não é beneficiada por autoridades, possível. Graças a ela adultos, jovens e crianças podem desfrutar de um local acolhedor e receber alimentação adequada.

O projeto teve início há 12 anos e atualmente conta com 350 crianças matriculadas na rede estadual e municipal de ensino. 

“Temos crianças que também não estão matriculadas. Nós fazemos essa busca para encaixar esses pequenos nas escolas, pois todos nós sabemos o quão importante é que todos estudem. Agora temos uma novidade, a gente passou tantos anos pagando aluguel, mas agora ganhamos um espaço da governadora Regina Sousa. Nós estamos começando aos poucos a deixar do jeito que queremos”, pontua.

A paixão pela pintura e muita vontade de ajudar, é o que motiva o Sr. Ximenes que há mais de cinco anos  tira um tempinho para ser professor voluntário no Arte na Praça. Para ele, é um prazer contribuir com a instituição na área de pintura em tela e desenho.

Além de oferecer um espaço de lazer, ao final de cada mês Rose troca as pinturas feitas no local por cestas básicas, que são doadas para famílias mais vulneráveis da região. Ela explica que a ação se torna mais especial em épocas natalinas. 

O Arte na Praça desenvolve ações durante todo o ano, mas no mês da criança e no Natal a gente junta todo mundo, aumenta as doações, pois a gente toca mais o coração das pessoas. As pessoas ficam mais sensíveis a causa do outro nessa época”, completa.

spot_img
Mais Notícias
Matérias relacionadas