terça-feira, julho 23, 2024
InícioMancheteEm época de combate ao covid19, siga as dicas de limpeza da...

Em época de combate ao covid19, siga as dicas de limpeza da sua casa

spot_img

Nesse período de quarentena, como limpar a casa para evitar a contaminação pelo coronavírus? Os produtos têm que ser diferentes? E com qual regularidade a faxina deve ser feita?

Para saber estas respostas, consultamos infectologistas que explicam como devem ser as rotinas de limpeza das famílias durante esse período de quarentena e de pandemia do novo coronavírus e quais devem ser os cuidados a serem tomados no caso de um dos moradores estar doente ou ter suspeita de infecção.

Famílias sem suspeitos de infecção pelo coronavírus

  • Como deve ser a faxina e com quais produtos?

Os especialistas afirmam que a limpeza pode ser feita com água sanitária e desinfetante.

“Com a água sanitária, devem ser lavados chão, paredes, cubas, pias. Pode usar desinfetante principalmente para limpeza do interior do vaso sanitário e também na própria pia depois da aplicação do hipoclorito [de sódio.

Proteja-se! A higiene evita a contaminação.

“A utilização de aspiradores para pisos com tapetes ou carpetes é uma opção, ou optar pela limpeza com panos umedecidos com água sanitária para outros pisos.”

  • Com qual regularidade a faxina deve ser feita?

A limpeza deve ser feita uma vez ao dia. Mas a regularidade deve ser maior em portas, maçanetas e torneiras, por exemplo, já que estes são locais que são tocados com mais regularidade.

  • Que cuidado deve ser tomado quando alguém sai para trabalhar ou para ir ao mercado ou à farmácia?

O primeiro cuidado é tirar os sapatos antes de entrar em casa e deixar em uma área externa, se possível. “Também deve tirar a roupa e colocá-la para lavar e higienizar objetos pessoais, como óculos, bolsa e celular. Depois, deve limpar a maçaneta e evitar tocar nos objetos em casa. Aí, lavar as mãos com água e sabonete ou tomar um banho.

Manual da limpeza: veja passo a passo para se proteger do coronavírus no dia a dia

Manual da limpeza: veja passo a passo para se proteger do coronavírus no dia a dia

  • Se uma das pessoas sai para trabalhar, quais cuidados especiais ela deve ter?

Os cuidados são parecidos com o do item anterior, mas eles devem se estender também para o ambiente de trabalho. É importante higienizar frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool gel, além de evitar tocar nos olhos, nariz e boca.

Famílias com infectados ou com suspeitos de infecção

  • Como deve ser a faxina e com quais produtos?

Os infectologistas afirmam que a limpeza deve ser mais rigorosa no caso de a família ter algum caso confirmado ou suspeito de Covid-19.

“Quem fizer a limpeza, deve usar luvas e máscara. Tem que limpar diariamente as superfícies em que haja contato mais frequentes, como maçanetas, corrimões, mesas, cadeiras, sofás, pias, torneiras, interruptores, telefone, teclado, entre outros. Para a limpeza e desinfecção, recomenda-se usar os produtos habituais ou, preferencialmente, uma solução de água sanitária.

Sabão em barra e água sanitária são aliados na limpeza da casa contra o coronavírus — Foto: Reprodução/TV Globo
VAMOS ELIMINAR O CORONAVIRUS
  • Tem algum cômodo que deve receber atenção especial?

A atenção do banheiro deve ser especial porque “é um lugar em que [resíduos] são liberados, sejam de tosse com catarro, sejam secreções da higienização de nariz”. Por isso, segundo ele, é muito importante aplicar desinfetantes e água sanitária com cuidado no cômodo.

“Se [o infectado] não tiver um banheiro [só para ele] e tiver que sair do quarto, todo vez que ele usar o banheiro, alguém vai lá, limpa com água sanitária e passa o álcool nas torneiras. Tudo com luvas descartáveis!

Siga as dicas do 100porcentopiaui.com.br

  • Quem deve fazer a faxina dos cômodos que o infectado ou o suspeito de infecção ocupa?

A limpeza deve ser feita preferencialmente pela própria pessoa com a infecção, que deve ficar em um quarto exclusivo e ter um banheiro de uso somente seu, se possível.

Segundo os infectologistas, as pessoas infectadas devem fazer parte da limpeza dos cômodos em que estão isoladas. — Foto: Pixabay/Divulgação
spot_img
spot_img
Redes Sociais
16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Mais Notícias
Matérias relacionadas
spot_img