Participaram do evento 17 equipes de Teresina, União, Codó e Timon.
O Festival Aberto de Ginástica do Piauí “Profª Ana Lourdes de Freitas Santos” 2023 aconteceu no último sábado (18), no complexo de Badminton da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e contou com o apoio e parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes (Secepi). Participaram do evento 17 equipes de Teresina, União, Codó e Timon.
A professora Luana Almeida, do Desporto Escolar da Secepi, representou a secretária Josiene Campelo e falou sobre o festival e a parceria em torno dele. “Tivemos um evento lindo, muito bem apresentado por todos os atletas e pela Federação de Ginástica do Piauí. A ginástica está ganhando força no nosso estado e, no próximo ano, virá com tudo nos Jogos Escolares. E a Secepi, em parceria com a Federação, vai caminhando cada vez mais forte para que essa modalidade possa ter alcance por todos os nossos municípios”, declarou.
Presente no festival, o vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo, se referiu ao que assistiu como um espetáculo e enalteceu parcerias. “É muito positivo encontrar um grande espetáculo como esse festival. A UFPI é apenas um dos parceiros e isso nos faz unidos através do comprometimento com o esporte do Piauí”, disse.
Para a presidente da Federação de Ginástica do Piauí (Feginpi), Regina Campelo, organizar um evento como o Festival de Ginástica é de suma importância. “É fomentar e desenvolver a prática da ginástica pelo Estado do Piauí. A Feginpi cumpre esse papel, e contamos com parceiros para a realização desse evento, como a Secretaria dos Esportes e a UFPI”, completou a presidente.
Na primeira participação no Festival, Ericka Sousa, professora de dança da Escola de Artes Beija-Flor, de Timon (MA), trouxe a companhia infantil da escola para experimentar novas experiências. “Elas se esforçam nos treinos diários de 2h. A expectativa foi plenamente atingida na nossa primeira vez e esperamos voltar sempre”, disse.
Fonte: Folha Piauí