O prefeito Firmino Filho (PSDB) assinou um novo decreto nesta quinta-feira (10) que autoriza a reabertura de estabelecimentos de eventos tais como casas de espetáculos, teatros e cinemas em Teresina. Os locais poderão funcionar até às 24 horas e deverão seguir as orientações do protocolo de segurança do setor para coibir a disseminação do novo coronavírus.
Os estabelecimentos só poderão funcionar com 40% da capacidade. Só será permitida a entrada de pessoas com máscaras. É recomendada a compra de ingressos pela internet e o pagamento por métodos eletrônicos. Além disso, Não será permitido o consumo de alimentos no interior de cinemas e teatros.
De acordo com a prefeitura, outras medidas deverão ser seguidas pelas empresas. São elas: controlar acesso às instalações desde a entrada com sinalização no chão para indicar percurso de circulação e posicionamento dos trabalhadores; os locais de apresentação deverão ter acesso exclusivo para artistas reduzindo contato com público e evitando aglomerações.
Conforme o decreto, o horário de funcionamento do comércio varejista situado na Zona Leste de Teresina e nos shoppings centers foi ampliado. A partir de agora, os estabelecimentos poderão abrir de 10h às 22h.
Já os restaurantes, lanchonetes, cafés, bares e similares poderão continuar a funcionar por oito horas, desde que fiquem abertos até às 24 horas.
O documento também apresenta os horários de outros setores. Confira:
- Comércio no Centro e no Shopping da Cidade: 9h às 18h;
- Clínicas veterinárias, pet shops e similares: 9h às 18h;
- Atendimentos eletivos dos serviços de saúde: 9h às 18h;
- Estabelecimentos do setor extrativista e de transformação: 7h às 18h.
Com informações do G1