O vereador de Hugo Napoleão, Eduardo Rios, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo durante a Operação Need for Speed, deflagrada nesta quinta-feira (27/11) para combater rachas e direção perigosa em Teresina. O parlamentar também é alvo da investigação, que apura a participação de condutores em competições clandestinas na capital, especialmente na Avenida Raul Lopes.
Segundo o delegado Filipe Bonavides, o vereador já estava sendo monitorado pela equipe investigativa. O parlamentar, conforme destacou o delegado, era um dos investigados envolvidos nas práticas ilegais com veículos de alto padrão usados em manobras perigosas e disputas de velocidade.
Durante a ação, a polícia apreendeu uma pistola calibre .380, registrada em nome de Eduardo Rios. Embora o registro estivesse regular, a arma deveria permanecer exclusivamente no endereço cadastrado, em Hugo Napoleão. Ao ser questionado, o vereador afirmou que o armamento não estava na residência, mas os policiais localizaram a pistola em Teresina.
De acordo com Bonavides, a arma fora mantida fora do local autorizado, o que configura irregularidade.
“O fato dessa arma estar em Teresina caracteriza situação irregular e conduz à flagrância pelo crime de porte ilegal de arma de fogo”, explicou o delegado.
Por se tratar de arma de uso permitido, foi arbitrada fiança de 20 salários mínimos — cerca de R$ 30 mil — que foi paga pelo vereador, permitindo que ele responda ao processo em liberdade. Apesar disso, ele permanecerá sujeito às medidas cautelares impostas aos demais investigados, como:
- suspensão da CNH;
- uso de tornozeleira eletrônica;
- recolhimento domiciliar noturno;
- restrição de saída da comarca.
A Operação Need for Speed segue em andamento e mira participantes de rachas que oferecem risco à população e violam normas de trânsito na capital.


