por Clara Magalhães
O estado do Piauí foi o primeiro do Nordeste a receber a modalidade esportiva do Manbol, que é um esporte consideravelmente novo, criado em 2004, em Belém do Pará, por Rui Hildebrando. A modalidade surgiu a partir da adaptação de uma brincadeira comum entre as crianças indígenas da região amazônica, que no caso, consistia em jogar mangas umas para as outras. Com objetivo similar ao do vôlei, o jogador tem que arremessar a bola na quadra do adversário por cima da rede no campo oposto, a diferença é que se joga com duas bolas simultaneamente, e por isso, existem critérios diferentes de pontuação.
Segundo a Federação Internacional de Manbol (FIMANBOL), o esporte é contagiante e fácil de jogar, combinando raciocínio lógico e agilidade, sendo o único no mundo que é praticado com duas bolas ovais.
O primeiro Congresso de Manbol do Piauí vai acontecer nos dias 25 e 26 de março e será realizado em uma escola municipal de Teresina.
Com treinamento acontecendo no Parque da Cidadania aos finais de semana, o Manbol chega aos poucos na capital do estado do Piauí. “A Federação daqui está se consolidando, então estamos capacitando os profissionais com treinamento”, afirmou a Presidente da Federação Paraense de Manbol, Poliana Nunes. Ela conta ainda que o Piauí já possui arena personalizada e todo o material necessário.
“Estamos também fazendo uma mobilização nas faculdades e universidades com o intuito de que mais pessoas conheçam a modalidade, participando do congresso, que na oportunidade será realizado um torneio entre os participantes com premiação em dinheiro”, acrescenta Poliana.
VISITA AO SETOR DE ESPORTES DA UFPI
Os representantes da federação estiveram presentes na última sexta-feira (10), no setor de esportes da Universidade Federal do Piauí e proporcionaram aos alunos do curso de Educação Física um momento de apresentação e introdução ao novo esporte, e também de simulação de uma partida de Manbol. A recepção foi bastante positiva e o esporte teve grande aceitação pelos alunos e pela própria universidade.
A Federação de Manbol no Piauí já está montada e foi, também, responsável por apresentar o esporte às escolas estaduais da capital, onde também contou com grande aceitação. Uma outra apresentação foi realizada no Parque da Cidadania, que é onde o treinamento já acontece aos fins de semana.
“O Piauí ganha com o Manbol, modalidade esportiva que trabalha todo o corpo e mente, excelente para cognição e coordenação motora, por ser jogado com duas bolas. Um esporte descontraído que atrai a todas as idades e de com baixo custo de acesso”, disse o presidente da Federação de Manbol no Piauí, Nei Pereira.
A quadra para prática do esporte mede 10 metros de comprimento, por 5 metros de largura e é dividida ao meio, por uma rede de 1,65m de altura. O grande diferencial e, ao mesmo tempo, a característica principal do Manbol é a bola, que possui um formato único, semelhante a um grande grão de arroz. O formato da bola foi definido em uma tentativa de se aprimorar o jogo, inicialmente disputado com mangas.
De acordo com a Presidente da Federação Manbol do Rio de Janeiro e Diretora Geral Manbol, Emili Barbosa, o esporte já esteve em alguns países da América Latina e em outros estados brasileiros, apresentando a modalidade e abrindo federações em todo o país.
“O Piauí está sendo o pioneiro aqui no nordeste a consolidar federação de Manbol”, afirma. Emíli disse ainda que esteve na Secretaria de Esportes e Lazer de Teresina (SEMEL) e o secretário Renato Berger, garantiu apoio à implantação da modalidade em Teresina e já agendou visita à Secretaria de Estado da Educação (SEDUC). A ideia é implantar a modalidade nas escolas estaduais do Piauí.
Com informações de Cidadeverde.com