Com quase 14 milhões de desempregados, empreendedores no país inteiro estão abrindo seu próprio negócio com ajuda do Programa de Finanças para Todos (PROFITOS)
A Pandemia da Covid 19 causou estragos não só na saúde mundial, mas também o seu impacto é sentido até hoje na Economia. Já são quase 14 milhões de pessoas desempregadas no país e a procura pelo seguro-desemprego cresceu 60% só aqui no Piauí durante a pandemia do novo coronavírus.
Os dados são do Sistema Nacional de Emprego (Sine-PI). Com milhões de desempregados, muitos brasileiros, e piauienses, tiveram que se reinventar e a única opção foi abrir o seu próprio negócio. O William que é decorador e trabalha com festas, sentiu no bolso o peso da crise.
“Há 10 meses resolvi abrir meu próprio negócio. Mas como trabalhava com eventos e festas tivemos uma queda muito grande na procura. Foram dias difíceis, até que procurei ajuda. Um amigo me apresentou um projeto de incentivo ao empreendedorismo. Era o que eu precisava naquele momento. Consegui organizar o meu negócio e o melhor de tudo, sem pagar nada”, conta.
O que ajudou o William, e tem ajudado outros empreendedores em 16 Estados do país, mais o Distrito Federal, foi pensado por servidores do Ministério da Economia aqui do Piauí. O Programa Finanças para Todos, o PROFITOS, é uma iniciativa totalmente gratuita de um grupo de trabalho que resolveu, em meio a uma crise econômica, incentivar, apoiar e ajudar micro e pequenos empreendedores.
“Como servidor público, eu não poderia deixar de ajudar o meu país em um momento tão complexo”, diz Alan Wolner, servidor do Ministério da Economia. “Eu vi familiares e amigos perderem os seus empregos e começarem a criar seu próprio negócio, sem nenhuma base e sem nenhum conhecimento sobre gestão de negócios”, completou.
Por isso, segundo o servidor, O PROFITOS fornece gratuitamente assessoria empresarial de forma simples e descomplicada com 24 aulas e acompanhamento diário, disponibilização de ferramentas inovadoras para o controle financeiro do negócio, produção de banners e vídeos para cada um dos empreendedores e vários outros serviços, além também de ajudar na formalização de negócios informais. Tudo isso sem nenhum custo para o empreendedor.
“Eu consegui enxergar um lado do meu negócio que eu não via, que foi a gestão organizacional, isso fez o meu negócio alavancar de todas as formas e eu voltei a ter lucro. E graças a ajuda do PROFITOS meu negócio hoje é totalmente formalizado”, finalizou William.
Saiba mais sobre este projeto de incentivo, apoio e ajuda ao micro e pequeno empreendedor através do Instagram: @profitos.br e-mail: contato@profitos.com.br.