terça-feira, julho 15, 2025
InícioManchetePolícia Civil deflagra operação contra exploração sexual infantil no Piauí

Polícia Civil deflagra operação contra exploração sexual infantil no Piauí

A Polícia Civil do Piauí apresentou nesta terça-feira (21) os resultados da Operação Bad Vibes, destinada a reprimir a exploração sexual de crianças e adolescentes na internet. A operação abrange 13 estados, incluindo o Piauí. No estado, um homem foi preso preventivamente na cidade de Cocal dos Alves, no norte do Estado.

Os criminosos envolvidos comercializavam e consumiam vídeos e fotografias com conteúdo de abuso sexual infantojuvenil. Além do Piauí, os estados de Amazonas, Santa Catarina, Pará, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Rio Grande do Sul também participaram da operação.

A operação foi coordenada pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil do Piauí (PC-PI), com o apoio da Superintendência de Operações Integradas e a participação da Delegacia de Cocal. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos equipamentos computacionais, incluindo diversos HDs internos, que serão encaminhados para análise.

Esta ação é um desdobramento do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), com o objetivo de aumentar a visibilidade dessa luta e conscientizar a população sobre os perigos enfrentados por esse grupo vulnerável. No Brasil, as penas para quem armazena esse tipo de conteúdo variam de 1 a 4 anos de prisão; de 3 a 6 anos para quem compartilha; e de 4 a 8 anos de prisão para quem produz conteúdo relacionado aos crimes de exploração sexual.

O nome da operação, Bad Vibes, está relacionado ao fato de os crimes serem cometidos por meio de uma plataforma de mensagens. A operação começou em outubro de 2023 e já está na sua terceira fase.

spot_img
Mais Notícias
Matérias relacionadas