O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, esteve em Teresina no fim da tarde desta sexta-feira (15) para realizar uma inspeção técnica no Estádio Albertão. A visita teve como objetivo verificar as condições da estrutura e do gramado, que nunca foi substituído desde a inauguração, há mais de 50 anos.
Xaud vai analisar se o “Gigante da Redenção” se enquadra nos critérios do programa “CBF Transforma”, voltado à revitalização de estádios em todo o país. Caso o Albertão seja contemplado, o local poderá receber aporte financeiro da CBF, em parceria com o Governo do Estado, para execução de obras de melhoria na infraestrutura.
“Agora a Federação Piauiense vai estar fazendo o projeto. Acredito que vai ser uma parceria CBF, Governo do Estado, para colocar em prática e ajudar na reforma do estádio do Piauí”, afirmou o dirigente.
Durante a inspeção, o presidente da CBF elogiou a estrutura do Albertão, considerada resistente, mas ressaltou a necessidade de cuidados, principalmente no gramado. Ele destacou que a escolha do tipo de grama na época da construção foi adequada ao clima local, mas que o desgaste é evidente.
O presidente da Federação de Futebol do Piauí (FFP), Robert Brown, também reforçou a urgência das melhorias e listou demandas já apresentadas à CBF.
“Essa grama nunca foi trocada. Além disso, precisamos melhorar os vestiários, instalar catracas eletrônicas, modernizar o circuito interno de TV e atender outras necessidades. Já passamos todos os pedidos e acreditamos que serão resolvidos”, disse.
Além das questões estruturais, Samir Xaud falou sobre o futebol feminino no estado. Ele acompanhou o desempenho do Atlético Piauiense, que disputa o título da Série A3 do Campeonato Brasileiro Feminino, e ressaltou a importância de valorizar federações menores.
“Eu venho do Norte do Brasil, de uma federação pequena, e quero que a CBF olhe com mais atenção para essas regiões. Isso também é futebol brasileiro”, concluiu.