Se as eleições para o Governo do Piauí fossem hoje, o governador Rafael Fonteles (PT) teria uma reeleição tranquila. É o que mostra uma nova pesquisa do Instituto Amostragem divulgada pelo Portal Meio. O levantamento foi realizado entre os dias 12 e 15 de julho e ouviu eleitores em todas as regiões do estado.

Foto: Reprodução
Rafael Fonteles seria reeleito com mais de 83% dos votos válidos, aponta pesquisa
De acordo com os dados, Rafael teria 83,74% dos votos válidos em um cenário com dois adversários: a ex-vice-governadora Margarete Coelho (Progressistas), que aparece com 10,69%, e o ex-deputado federal Mainha (PL), que pontua com 5,5%.
Os votos válidos consideram apenas as intenções de voto nos candidatos, excluindo brancos, nulos e indecisos.
O Instituto também testou cenários com disputas diretas. Em uma eventual corrida entre Rafael e Margarete, o atual governador aparece com 85,75%, contra 14,25% da ex-vice. Já contra Mainha, Rafael amplia ainda mais a vantagem: 88,46% contra 11,54%.
Disputa pelo Senado
O levantamento também avaliou a intenção de voto para o Senado Federal, que terá duas vagas em disputa em 2026. Os nomes apoiados pelo presidente Lula e pelo governador Rafael lideram com folga.
O senador Marcelo Castro (MDB) aparece com 66,15% das intenções de voto no primeiro cenário analisado. Para a segunda vaga, Júlio César (PSD) tem 55,09%. Na oposição, Ciro Nogueira (PP), apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, marca 36,06%. Joel Rodrigues (PP), também bolsonarista, aparece com 13,30%.
No segundo cenário testado, Marcelo Castro segue na frente com 63,25%, enquanto Júlio César soma 51,80%. Ciro aparece com 35,01%, seguido novamente por Joel Rodrigues, com 13,30%.
Com informações do Portal Meio