O governador Wellington Dias (PT) renunciou ao cargo de chefe do Executivo piauiense por volta das 9h30 desta quinta-feira (31), na Assembleia Legislativa do Estado (Alepi). Wellington Dias fez a leitura da carta de renúncia que foi escrita à mão, por ele mesmo e Regina Sousa assume o cargo sendo a primeira mulher a governar o estado de forma efetiva.
Em seu discurso, Wellington Dias fez agradecimentos a todos que contribuíram com seu Governo nos 16 anos em que esteve no cargo de governador do Piauí. Dias fez ainda um balanço das ações executadas ao longo de seu mandato e disse que valeu a pena sonhar pelo desenvolvimento do Estado. “Eu sonhei e lutei por nosso sonho de um Piauí mais desenvolvido. Houve grande passos dados para tornar esse sonho realidade. Houve problemas, sim? Tenho dúvida se um dia não teremos”, expressa Dias.
Wellington Dias se afasta do cargo para disputar o Senado em outubro deste ano. Em seu lugar, assumirá a vice-governadora Regina Sousa (PT).
Sobre Regina Sousa, Wellington pediu o apoio dos piauienses, de todos os poderes e dos setores público e privado a sua companheira de partido. “Regina Sousa assumirá com seu jeito de ser e peço a quem está nos ouvindo, aos poderes, setor público e privado, todo o apoio a essa mulher. Peço as bençãos de Deus para que ela tenha os melhores resultados na sua gestão”, ressalta.
Regina Sousa
Filha do trabalhador rural Raimundo Sousa Miranda e da dona de casa Maria da Conceição Silva Miranda, Maria Regina de Sousa, 71 anos, nasceu na cidade de União para entrar na história do Piauí. Regina foi a primeira mulher a assumir o Senado Federal pelo estado piauiense, entre 2015 e 2018, quando deixou o mandato para concorrer ao governo do estado na chapa encabeçada por Dias.
Aos 10 anos, Regina ajudava os pais plantando e colhendo feijão, milho e fava. Foi quebradeira de coco e, devido à vivência da família, buscou através da atividade sindical atuar nas questões de direitos dos trabalhadores rurais, meio ambiente e direitos humanos. Sousa destaca que o foco de sua gestão será de combate à pobreza e voltado para causas sociais. Ela falou ainda sobre comentários que considera machista em relação a não ter sido eleita governadora.
A governadora Regina Sousa é Formada em Letras, com habilitação em língua portuguesa e francesa, pela Universidade Federal do Piauí, exerceu também a carreira bancária e com uma bagagem gigante assume o cargo do Governo piauiense para dar continuidade a gestão do Partido dos Trabalhadores (PT) no Estado.